Vacinação contra gripe já alcançou 17% do público-alvo em Pitangueiras e Ibitiúva
05/05/2017
Você já se vacinou contra gripe neste ano? Desde o dia 17 de abril, a Campanha de Vacinação contra Influenza, o vírus causador da gripe, teve início em todo o território nacional.
Seguindo diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, uma vez que as vacinas estão sendo repassadas gradativamente aos estados, em 2017 a campanha está sendo realizada em etapas para cada categoria do público-alvo*.
Em Pitangueiras, no entanto, tem sido possível garantir a prevenção de todos que devem tomar a vacina e a procuram no CSE, UBS Jd. Bela Vista, UBS Jd. Santa Vitória; UBS Jd. Leone e UBS Ibitiúva.
Até o momento, 1.185 pessoas já foram imunizadas do total previsto de 7.081 integrantes do público-alvo. Entre esses estão os profissionais de saúde da Santa Casa de Pitangueiras e os acamados, vacinados em domicílio por equipes da Saúde.
A expectativa é que a procura pela vacina aumente nas próximas semanas, sobretudo no chamado “Dia D”, sábado de mobilização da campanha marcado para 13 de maio. Neste dia as unidades e equipes de saúde trabalharão para alcançar o máximo de pessoas que precisam ser imunizadas.
* Público-alvo
O público-alvo da campanha é composto por: crianças entre 6 meses e menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da Saúde; indígenas; pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos; pessoas com 60 anos ou mais; população prisional e os funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas; professores das escolas públicas e privadas.
Em Pitangueiras e Ibitiúva, estima-se que sejam: 746 crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade; 1.634 crianças de 2 anos a 4 anos de idade; 637 trabalhadores da Saúde; 373 gestantes; 61 puérperas; 3.542 idosos e 2.100 pessoas com comorbidades.
Aliás, comorbidades significam pessoas com doenças respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica crônicas; diabetes; imunossupressão; obesas; transplantadas, e portadares de trissomia.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva