Tempo seco e queimadas: um risco para a saúde da população
02/08/2017
Pitangueiras e Ibitiúva vêm enfrentando um longo período de estiagem, não bastasse isso outro fator vem tirando o sono da população: as queimadas.
Durante o ano, o período com maior índice de queimadas vai de julho a outubro, onde é preciso que as pessoas tomem precauções ao frequentar locais com mata e outras formas de vegetação, independentemente de ser reserva, parque ou propriedades particulares.
A população está sendo prejudicada devido às ações e a falta de comprometimento do próprio homem com o meio ambiente, uma vez que a maioria dos incêndios são realizados em terrenos baldios e de forma criminosa ou acidental, o que dificulta ainda mais a fiscalização de tal ato. Algumas pessoas também utilizam o fogo na queima de lixo doméstico e limpeza de lotes e, com os ventos fortes comuns nesta época do ano, as chamas se espalham rapidamente, causando danos ao meio ambiente e até às redes elétrica e telefônica.
A fumaça e a fuligem produzidas pelo fogaréu também diminuem a qualidade do ar (que já encontra-se com a umidade baixa) provocando doenças respiratórias, como asma e renite, atingindo, principalmente crianças e idosos e, quando localizado às margens das rodovias podem diminuir a visibilidade dos motoristas e provocar acidentes graves.
Algumas dicas são extremamente importantes para evitar as queimadas: não jogar bitucas de cigarro nas beiras de estradas ou terrenos e nem jogar lixo, já na área urbana é preciso realizar a limpeza periódica e capinar os terrenos, além de tomar cuidados com fogueiras e não soltar balões.
A prefeitura Municipal de Pitangueiras e Ibitiúva não é responsável por este tipo de crime ambiental e orienta a população para que denunciem qualquer foco de incêndio à CETESB pelo portal disque meio ambiente através do telefone: 0800 113 560 das 8h às 17h. Maiores denúncias também podem ser realizadas através do telefone da policia militar 190. Vale ressaltar ainda que a prefeitura dispõe de caminhão pipa para atender qualquer ato emergencial.
Queimada é crime! Colabore com o meio ambiente e juntos apagaremos este mal.
Assessoria de Comunicação Município de Pitangueiras e Ibitiúva