Sem casos de dengue em 2017, Pitangueiras e Ibitiúva continuam ações de enfrentamento ao Aedes aegypti
17/03/2017
Nenhum caso de dengue, zika, chikungunya ou febre amarela foi registrado em Pitangueiras e Ibitiúva pela Secretaria Municipal de Saúde neste ano.
A notícia é uma enorme conquista para o município, que no mesmo período de 2016 (janeiro a março) já havida confirmado 289 casos de dengue. Em 2017, das 10 suspeitas notificadas, 8 deram negativas e 2 aguardam resultado.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, esse comportamento é natural para as doenças do Aedes e outros vírus, pois a transmissão tem um ciclo de início, um pico e uma queda, de modo que a redução da epidemia era esperada em todo o País.
Ainda assim, é preciso ressaltar também a importância e eficácia dos Agentes de Combate a Endemias de Pitangueiras e Ibitiúva no trabalho de combate ao mosquito.
Por meio de diversas estratégias e frentes de ação, os profissionais têm mobilizado a população para um trabalho conjunto de prevenção às doenças do Aedes.
Amanhã (18), das 8h às 12h, por exemplo, será realizada nos bairros Jardim das Pitangueiras, São Heitor, Gumercindo Hents Soares I e II e no distrito de Ibitiúva mais uma etapa do mutirão “Todos juntos contra o Aedes aegypti”.
As equipes de agentes visitarão as casas dos bairros programados, acompanhadas de caminhão e veículo utilitário para a coleta de resíduos que possam ser criadouros do mosquito.
É imprescindível que a população continue colaborando para que os números continuem a apontar a vitória do esforço coletivo sobre o mosquito.
Imóveis fechados
Dentre as ações de combate ao Aedes aegypti, o Controle a Endemias realizou dos dias 15 a 17 deste mês a vistoria dos imóveis fechados cadastrados nas imobiliárias Drudi e Líder, a fim de identificar possíveis criadouros do mosquito.
A medida é regulamentada pela lei municipal 3.359/2016, pela qual os responsáveis devem eliminar os focos identificados como adequados para proliferação do mosquito.
Confira programação do mutirão “Todos no Combate ao Aedes aegypti” para as próximas semanas:
08/04 –Jardim São Gabriel, Jardim Santa Tereza, Jardim Leone e Jardim Nova Esperança.
29/04 – Quarteirões faltantes e áreas de mais necessidade.
Em Ibitiúva, o mutirão ocorrerá sempre nessas mesmas datas e período, abrangendo o distrito em geral.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva