Secretaria Municipal de Saúde

Secretária Municipal de Saúde: Andréia Mantovani da Fonseca

Endereço: Rua Euclides Zanini Caldas, nº 633 – Centro

[email protected]

(16) 3952-9920

Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 17h

Graduada em Ciências Econômicas, possui capacitação profissional em Saúde Pública e Educação Permanente.
É presidente interventora da Santa Casa de Pitangueiras, já atuou como chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de Pitangueiras e também como presidente do Conselho Municipal de Saúde. Atualmente, também é representante suplente da região Horizonte Verde através do COSEMS – Conselho de Secretários Municipais do Estado de São Paulo.

 

  • Competências

    A missão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pitangueiras transcende a mera administração de serviços médicos. Ela representa um compromisso sólido e dedicado com o bem-estar da comunidade. Através do planejamento estratégico e da execução cuidadosa de iniciativas de saúde, a SMS se empenha incansavelmente para concretizar a visão do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Ao adotar os princípios norteadores da universalidade, equidade e integralidade, a SMS se posiciona como uma defensora dos direitos fundamentais de cada indivíduo, independentemente de sua origem, situação financeira ou estado de saúde. Esses princípios não são apenas palavras, mas são alicerces que sustentam todas as ações da SMS, garantindo que todos os cidadãos recebam a atenção médica de que necessitam, de maneira justa e abrangente.

    No cerne da missão da SMS encontra-se o comprometimento com a preservação da vida. Cada passo dado, cada estratégia elaborada e cada recurso alocado têm como objetivo final a proteção e a melhoria da saúde e do bem-estar das pessoas sob seu cuidado.

    Esta missão não apenas coloca a SMS como uma entidade administrativa, mas como uma parceira ativa na construção de uma comunidade mais saudável e resiliente. O foco na efetivação do SUS, aliado aos valores fundamentais que a SMS abraça, reflete seu profundo compromisso em garantir que a saúde seja um direito acessível e protegido para todos.

    Com essa abordagem ampla e integrada, a SMS está pavimentando o caminho para um futuro onde a saúde é mais do que a ausência de doenças – é um estado de bem-estar físico, mental e social.

    Organograma da Secretaria Municipal de Saúde

  • Unidades de Saúde

    UNIDADES DE SAÚDE ATENÇÃO BÁSICA
    DIRETORA DE ATENÇÃO BÁSICA: LUIZA FERNANDA MACHADO HERNANDEZ -ENFERMEIRA – COREN/SP: 228057

    ESF JARDIM BONSUCESSO – “DR. PLÍNIO APPARECIDO MÔNACO” – CNES 915939
    GERENTE DE UNIDADE DE SAÚDE: DENISE DE ABREU DE PROENÇA
    ENFERMEIRA RT: DENISE DE ABREU DE PROENÇA – COREN/SP: 183530
    MÉDICO RTTATIANA LAGO COLUMBIE – RMS 3505753/SP
    RESPONSÁVEL TÉCNICO DE VACINA: DENISE DE ABREU DE PROENÇA
    RESPONSÁVEL TÉCNICO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO: DANIELA VIVIANE
    MORETTO – CRO/SP: 58.358
    Endereço: Rua Divino Rodrigues de Amorim esquina com a Rua Ternício Bezerra
    Telefone: (16) 3952-3576
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: das 7h 00min às 17h 00min (Segunda-Feira à SextaFeira)
    Tipo de Atendimento: Atenção Básica
    Escala de atendimento Clique aqui.

    ESF/UBS JARDIM BELA VISTA “ADEVAR GOMES DA SILVA” – CNES 2091143
    GERENTE DE UNIDADE DE SAÚDE: MARIA HELENA FONSECA QUINTINO –
    COREN/SP: 0101293
    ENFERMEIRA RT: LAIS MAHIARA ROCHA DOS SANTOS – COREN/SP: 702061
    MÉDICO RT: RAFAEL BRAND LEME ALVES DA SILVA – CRM/SP: 202432
    RESPONSÁVEL TÉCNICO DE VACINA: MARIA HELENA FONSECA QUINTINO
    RESPONSÁVEL TÉCNICO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO: RODRIGO ARITA –
    CRO/SP: 121603
    Endereço: Rua Minas Gerais, nº 1296
    Telefone: (16) 3952-3721
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: Das 7h 00min às 17h 00min (Segunda-Feira à SextaFeira)
    Tipo de Atendimento: Atenção Básica
    Escala de atendimento – Clique aqui.

    ESF JARDIM SANTA VITÓRIA – CNES 2091151
    GERENTE DE UNIDADE DE SAÚDE: RUTH RODRIGUES DOS SANTOS
    ENFERMEIRA RT: RUTH RODRIGUES DOS SANTOS – COREN/SP: 387700
    MÉDICO RTVICTOR HUGO PORTAPILLA – CRM/SP: 239005
    RESPONSÁVEL TÉNICO DE VACINA: RUTH RODRIGUES DOS SANTOS –
    COREN/SP: 387700
    RESPONSÁVEL TÉCNICO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO: MONA ISA
    BATISTA FRANCO RESENDE – CRO/SP: 150723
    Endereço: Rua Arthur Mesquita, nº 365
    Telefone: (16) 3952-4712
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: Das 7h 00min às 17h 00min (Segunda-Feira à SextaFeira)
    Tipo de Atendimento: Atenção Básica
    Escala de atendimento – Clique aqui

    ESF/UBS JARDIM SÃO JOÃO – CNES 2746301
    GERENTE DE UNIDADE DE SAÚDE: FRANCINE RODRIGUES ROSA ANTONIALLI
    ENFERMEIRA RT: PRISCILA OLIVEIRA DE JESUS – COREN/SP: 555659
    MÉDICO RT: LAIS NOGUEIRA ANTONIALLI – CRM/SP: 192238
    RESPONSÁVEL TÉCNICO SALA DE VACINA: PRISCILA OLIVEIRA DE JESUS
    RESPONSÁVEL TÉCNICO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO: LISANDRA ALVES
    CANELO – CRO/SP: 71856
    Endereço: Rua Joaquim de Souza, nº 189
    Telefone: (16) 3952-2024
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: Das 7h 00min às 17h 00min (Segunda-Feira à SextaFeira)
    Tipo de Atendimento: Atenção Básica
    Escala de atendimento  – Clique aqui.


    ESF DE IBITIÚVA “GUINÉ FERNANDES SERRANO” – CNES 2091186
    GERENTE DE UNIDADE DE SAÚDE: MURILO K. R. PEREIRA
    ENFERMEIRA RT: MURILO K. R. PEREIRA – COREN/SP: 666572
    MÉDICO RT: GUILHERME HIRASSAWA SACILLOTTO – CRM/SP: 208657
    RESPONSÁVEL TÉCNICO DE VACINA: MURILO K. R. PEREIRA – COREN/SP:
    666572
    RESPONSÁVEL TÉCNICO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO: MARTA LUCIA
    LEONE CARONI – CRO/SP: 51168
    Endereço: Rua Três, nº 326 – Ibitiúva
    Telefone: (16) 3957-2200
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: Das 7h 00min às 17h 00min (Segunda-Feira à SextaFeira)
    Tipo de Atendimento: Atenção Básica
    Escala de atendimento – Clique aqui.


    ESF CENTRAL – CNES 2702045
    GERENTE DE UNIDADE DE SAÚDE: LAILAH APARECIDA FRANCISCO SILVA
    ENFERMEIRA RT: LAILAH APARECIDA FRANCISCO SILVA – COREN/SP:0152914
    MÉDICO RT: ANA BEATRIZ CARDOSO VANNI – CRM: 238138
    RESPONSÁVEL TÉCNICO DE VACINA: LAILAH APARECIDA FRANCISCO SILVA – COREN/SP: 0152914
    RESPONSÁVEL TÉCNICO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO: MIRIAN MAYUMI
    MURAISHI KAMIMURA – CRO/SP:124049
    Endereço: Rua Minas Gerais, nº 253, Centro
    Telefone: (16) 3952-2753
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: Das 7h 00min às 17 h 00min (Segunda-Feira à SextaFeira)
    Tipo de atendimento: Atenção Básica
    Escala de atendimento – Clique aqui.

    UBS JARDIM LEONE “DR. JOÃO LOPES FILHO” – CNES 7974787
    GERENTE DE UNIDADE DE SAÚDE: ROBERTA FERNANDES GONÇALVES
    MENDES – COREN/SP: 0152914
    ENFERMEIRA RT: LUCIMARA DA SILVA DE ARRUDA – COREN/SP: 152054
    MÉDICO RT ISNEL ORLANDO DIAZ BENCOMO – RMS:3505762
    RESPONSÁVEL TÉCNICO DE VACINA: LUCIMARA DA SILVA ARRUDA
    RESPONSÁVEL TÉCNICO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO: ANDRÉ VINICIUS
    MARCHIORI CRO 74432
    Endereço: Rua Amadeu Ripamonte, nº 800
    Telefone: (16) 3952-7159
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 07h 00min às 17h 00min (Segunda-Feira à Sexta-Feira)
    Escala de atendimento – Clique aqui.

    UNIDADES DE SAÚDE DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA
    DIRETORA DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA: ENFERMEIRA ELIESE BUZATI – ENFERMEIRA-COREN/SP: 171974

    CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS (CSE) “DR. WASHINGTON L. R. DA SILVA” – CNES 7438222
    GERENTE DE UNIDADE DE SAÚDE FLAVIA REGINA SILVA
    ENFERMEIRA RT: FLAVIA REGINA SILVA – COREN/SP: 120265
    MÉDICO RT:
    Endereço: Rua Santa Catarina, nº 284 – Centro
    Telefone: (16) 3952-9595
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: Das 7h 00min às 17h 00min (Segunda-Feira à SextaFeira)
    Tipos de atendimentos: Atenção Especializada e Programas de Tuberculose,
    Hanseníase e Serviço de Saúde do Trabalhador.
    Escala CSE – Centro de Saúde de Especialidades – Clique aqui

    CENTRO DE REABILITAÇÃO MOTORA (FISIOTERAPIA) – CNES 2091178
    GERENTE DE UNIDADE DE SAÚDE: SIMONE FURLAN – CREFITO/SP: – 17902-F
    FISOTERAPEUTA RT: SIMONE FURLAN – CREFITO/SP: – 17902-F
    Endereço: Rua Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone (16) 3952-9920
    E-mail:[email protected]
    Horário de Funcionamento: Das 7h 00min às 17h 00min (Segunda-Feira à SextaFeira)
    Tipos de atendimentos: Atenção Especializada

    PRONTO ATENDIMENTO DE IBITIÚVA “DR. OTAVIO BENETTI PITANGUEIRAS” – CNES 5988292
    GERENTE DE UNIDADE DE SAÚDE: TANIA MARA DE ARAUJO
    ENFERMEIRA RT: TANIA MARA DE ARAUJO- COREN/SP: 171884
    MÉDICO RT:
    Endereço: Largo da Matriz, nº 142
    Telefone: (16) 3957-1402
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 24 Horas/ Segunda-Feira à Quinta-Feira Médico até as
    22h00min
    Sexta e Sábado Médico 24 Horas
    Domingo Médico até 00h 00min
    Tipos de atendimentos: Urgência e Emergência

    SAMU “DR LEONARDO TOLENTINO PITANGUEIRAS” – CNES 7129602
    GERENTE DE UNIDADE DE SAÚDE: ELIESE BUZATI
    ENFERMEIRA RT: ELIESE BUZATI- COREN/SP: 171974
    Endereço: Rua Ismael Vieira Ferreira, nº 58
    Telefone: 192
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: SAMU 24 Horas

    CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS I) “IZILDINHA APARECIDA GALLO GIRARDELLI PITANGUEIRAS” – CNES 2092239
    GERENTE DE UNIDADE DE SAÚDE: BRUNA CARLA VERNILHO LIOTTI
    ENFERMEIRO RT: BRUNA CARLA VERNILHO LIOTTI – COREN/SP: 127040
    MÉDICO RT: FABRÍCIO CALVO – CRM: 214477
    Endereço: Rua Arnaldo Caroni, nº 1055, Jardim Leone
    Telefone: (16) 3952-5134
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: Das 7h 00min às 17h 00min (Segunda-Feira à SextaFeira)
    Tipos de atendimentos: Atenção Especializada e Programas
    Escala de atendimento – Clique aqui.

    DEPARTAMENTOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

    GABINETE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – CNES 6285007
    CHEFE DE GABINETE: SELMA MARQUES RIBEIRO DIAS
    Endereço: Rua Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9922
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 08h às 17h (Segunda-Feira à Sexta-Feira)

    DEPARTAMENTO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO – CNES 6285007
    DIRETOR: LUÍS FERNANDO ZAGO
    Endereço: Rua Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9922
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 08h 00min às 17h 00min (Segunda-Feira à Sexta-Feira)

    DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE E SANITÁRIA -CNES 6285007
    DIRETOR: PAULO SÉRGIO FRANCISCO
    Endereço: Rua Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9922
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 08h 00min às 17h 00min (Segunda-Feira à Sexta-Feira)

    VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA – CNES 6285007
    CHEFE DE EQUIPE: MARIELA LÚCIA CERISSA
    Endereço: Rua Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9921
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 08h 00min às 17h 00min (Segunda-Feira à Sexta-Feira)

    CONTROLE ÀS ENDEMIAS – CNES 6285007
    CHEFE DE EQUIPE: SALETE MACHADO R.M. FIGUEREIRO
    Endereço: Rua Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9920
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 08h 00min às 17h 00min (Segunda-Feira à Sexta-Feira)

    DEPARTAMENTO DE MANUTENÇÃO DA SAÚDE – CNES 6285007
    DIRETOR: EVANDRO GABRIEL RUIVO ROQUE
    Endereço: Rua Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9922
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 07h 00min às 16h min (Segunda-Feira à Sexta-Feira)

    OUVIDORIA MUNICIPAL DE SAÚDE – CNES 6285007
    OUVIDOR SUS: LUÍS FERNANDO ZAGO
    Endereço: Rua Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9921
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 13h 30min às 17h (Segunda-Feira à Sexta-Feira)

    FARMÁCIA MUNICIPAL – CNES 6285007
    FARMACÊUTICO: LUIS COLLI – CRF/SP: 1-022114 – 2
    Endereço: Rua Dr. Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9920
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 08h 00min às 16h 30min (Segunda-Feira à Sexta-Feira)

    FARMÁCIA MUNICIPAL DISTRITO DE IBITIÚVA – CNES 0068225
    FARMACÊUTICA: FRANCINE OLIVEIRA TOLEDO – CRF/SP: 1 – 035070 -1
    Endereço: Rua Dr. Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9920
    E-mail:[email protected]
    Horário de Funcionamento: 08h 00min às 16h 00min (Segunda-Feira à Sexta-Feira)

    ALMOXARIFADO DA SAÚDE – CNES 9555439
    FARMACÊUTICO: BRUNA GUIMARAES DINIZ – CRF: 1-036118-7
    Endereço: Rua Dr. Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9920
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 08h 00min às 17h 00min (Segunda-Feira à Sexta-Feira)

    AGENDAMENTO E REGULAÇÃO DE EXAMES COMPLEMENTARES E CONSULTAS ESPECIALIZADAS – CNES 6285007
    ENFERMEIRO AGENDADOR/REGULADOR: MATHEUS FONSECA QUINTINO – COREN/SP: 132925
    Endereço: Rua Dr. Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9920
    E-mail: [email protected]
    Horário de funcionamento ao público: 13h 00min as 16h 00min (Segunda-Feira à
    Sexta-Feira)

    AUDITORIA EM SAÚDE – CNES 6285007
    MÉDICO AUDITOR: MARCO ANTONIO HAKIME – CRM/SP: 77263
    ENFERMEIRA AUDITORA: ANA CLAUDIA DOS SANTOS FACHINE – COREN/SP:
    83603
    Endereço: Rua Dr. Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9920
    E-mail: [email protected]
    Horário de funcionamento ao público: 13h 00min as 16h 00min (Segunda-Feira à
    Sexta-Feira)

    TRANSPORTE DE USUÁRIOS DO SUS – CNES 6285007
    CHEFE DE EQUIPE: JOSÉ MARIA TRENTINI
    Endereço: Rua Ismael Vieira Ferreira, nº 58
    Telefone: (16) 3952-1940 – (19) 3952 -4759
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 07h 00min às 12h 00min as 13h 00min às 17h 00min
    (Segunda-Feira à Sexta-Feira)

  • Conselho Municipal de Saúde

    Presidente: Maria Helena Fonseca Quintino
    Vice-Presidente: Lucia Helena Moraes Nascimento

    O Conselho foi instituído pela Lei Municipal nº. 2630 de 26/05/2008 – que reformula o Conselho Municipal de Saúde e dá outras providências, onde assume um papel crucial como órgão deliberativo na elaboração e implementação da política de saúde em âmbito municipal. Seu escopo se estende não apenas aos aspectos médicos, mas também abarca os domínios econômicos e financeiros, delineando estratégias e supervisionando tanto a promoção quanto o controle social.

    A operação eficiente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) é fundamentada na realização de reuniões plenárias mensais e sessões extraordinárias, além da presença de uma comissão executiva que gerencia os processos operacionais. Complementando essa estrutura, estão as comissões permanentes e temáticas, que se encarregam de tratar de áreas específicas de interesse

    Uma característica fundamental do CMS é a composição paritária, assegurando que as diferentes partes interessadas – sejam elas representantes do governo, profissionais da saúde ou membros da sociedade civil – possuam participação equilibrada nas decisões. Essa abordagem reflete o compromisso do Conselho em promover a inclusão de múltiplas perspectivas na condução das políticas de saúde.

    No cerne de suas funções está a capacidade de influenciar e moldar os destinos da saúde municipal, garantindo que as políticas traçadas estejam alinhadas às necessidades da comunidade. Através desse sistema de governança, o CMS contribui para uma administração mais transparente e responsável, onde as vozes dos diversos stakeholders são ouvidas e levadas em consideração na busca por uma saúde abrangente e eficaz.

     

    Leis
    Decretos
    Resoluções
    Atas

     

  • Ouvidoria SUS

    OUVIDOR SUS: LUÍS FERNANDO ZAGO

    OUVIDOR SUS: LUÍS FERNANDO ZAGO
    Endereço: Rua Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9921
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 13h30 às 17h30 (Segunda a Sexta-Feira)

    Escolha como sua manifestação deverá ser tratada nas opções abaixo:

    – Identificada (Clique aqui)
    Sua identidade pode ser verificada e você poderá obter informações mais precisas sobre o andamento da solicitação 

    – Sigilosa (Cliquei aqui)
    Necessário informar dados pessoais, que ficarão protegidos pela Ouvidoria e não serão repassados aos órgãos que farão a apuração/atendimento

    – Anônima (Clique aqui)
    Não haverá nenhuma referência sobre sua identificação, mas também não terá acesso a às providências relativas à solicitação

    Pesquisa de Satisfação da Saúde
    Participe e avalie os serviços de saúde oferecidos pelo município de Pitangueiras

    Missão

    Nosso propósito é atuar como a voz dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), representando-os junto às Unidades de Saúde vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde de Pitangueiras. Nós recebemos e organizamos as manifestações dos usuários, transformando esses dados em informações significativas. Por meio desse conhecimento, colaboramos com os gestores para impulsionar melhorias na qualidade do atendimento.

     

     Visão

    Almejamos ser reconhecidos como um serviço de referência exemplar pelos próprios usuários da saúde, bem como por colaboradores e gestores. Nosso destaque será resultado da excelência em nossas atividades, relatórios e relacionamentos estabelecidos. Queremos ser vistos como um catalisador eficaz de mudanças positivas, contribuindo para uma saúde pública mais eficiente e acessível.

     

    Valores

    Guiados por valores sólidos, promovemos ativamente o exercício da cidadania, incentivando os usuários a participar ativamente do sistema de saúde. Nosso compromisso com informações confiáveis é inabalável, pois acreditamos que dados precisos são a base de decisões informadas. Temos a capacidade de transformar informações em ações significativas, promovendo constantemente melhorias tanto nos processos quanto nos resultados. Nossas práticas são pautadas pelo respeito ao meio ambiente e pela busca pela sustentabilidade, considerando a importância de preservar recursos para as gerações futuras.

    Essa declaração de missão, visão e valores reflete nosso compromisso em servir os usuários do SUS de maneira eficaz, com integridade e foco na melhoria constante. Estamos empenhados em desempenhar um papel fundamental na construção de um sistema de saúde mais inclusivo, transparente e eficiente para todos.

  • Conferências

    As Conferências de Saúde se iniciaram há 70 anos, cumprindo o disposto no parágrafo único do artigo 90 da Lei n.º 378, de 13 de janeiro de 1937. A obrigatoriedade da realização das Conferências de Saúde foi mantida, em 1990, quando a Lei n.º 8.142 as consagrou como instâncias colegiadas de representantes dos vários segmentos sociais, com a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional.

    Também a partir da Lei n.º 8.142 ficou estabelecida uma periodicidade de quatro anos para a realização das Conferências de Saúde, que deveriam contar, necessariamente, com a participação dos movimentos sociais organizados, das entidades ligadas à área da Saúde, dos gestores e dos prestadores de serviços de saúde.

    Convocadas pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho de Saúde, as Conferências têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão. Isso significa dizer que as deliberações das Conferências devem servir para orientar os governos na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias nos âmbitos estaduais, municipais e nacional.

    A cada nova Conferência tem sido observado um aumento importante da participação da sociedade civil, fenômeno que garante a definição de políticas de saúde cada vez mais democráticas. As Conferências são fóruns privilegiados que a sociedade civil possui para discutir e apontar soluções para os problemas que envolvem a saúde da população brasileira.

    É nos espaços das Conferências que a sociedade se articula para garantir os interesses e as necessidades da população na área da Saúde e assegurar as diversas formas de pensar o SUS, assim como para ampliar, junto à sociedade, a disseminação de informações sobre o Sistema, para fortalecê-lo.

    5ª. Conferência Municipal de Saúde de Pitangueiras 2021

  • Plenária Municipal de Saúde

    A Plenária tem como objetivo central a elaboração e seleção de propostas que serão encaminhadas às fases estadual e nacional. Além disso, busca seguir um procedimento formal que para eleição de delegados e delegadas para representar o grupo, tanto nas etapas subsequentes quanto para contribuir no relatório definitivo da etapa nacional.

    A coleta e análise de propostas permitirão que as ideias, sugestões e preocupações do âmbito municipal sejam devidamente representadas nas instâncias estadual e nacional. Esse processo de filtragem e escolha é crucial para garantir que as questões mais relevantes e consensuais ganhem destaque, direcionando a discussão em âmbitos superiores.

    Além disso, a seleção de delegados e delegadas com base no procedimento formal estabelecido assegura que a representação seja justa e equilibrada. Essas pessoas desempenharão um papel fundamental na disseminação das discussões e propostas da Plenária em âmbitos mais amplos, contribuindo assim para o processo de tomada de decisões a nível estadual e nacional.

    O compromisso em incorporar as deliberações da Plenária no relatório final da etapa nacional reforça a importância da voz e das contribuições da comunidade local no panorama mais amplo da política de saúde. Essa integração proporciona uma ligação direta entre as esferas municipais e nacionais, promovendo uma abordagem colaborativa e inclusiva na construção de políticas e diretrizes que afetam a saúde de todos os cidadãos.

    Plenária Municipal de Saúde de 2023
    Regimento Interno da Plenária Municipal de Saúde 2023

  • Vigilância Sanitária

    DIRETOR: PAULO SÉRGIO FRANCISCO
    Endereço: Rua Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9922
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 08h às 17h (Segunda-Feira à Sexta-Feira)

    Vigilância sanitária, um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.”

    ÁREAS DE ATUAÇÃO:

    – Locais de produção, transporte e comercialização de alimentos;
    – Locais de produção, distribuição, comercialização de medicamentos, produtos de interesse para a saúde;
    – Locais de serviços de saúde;
    Meio ambiente;
    Ambientes e processos do trabalho/saúde do trabalhador;
    – Pós-comercialização;
    – Projetos de arquitetura;
    – Locais públicos;

    DOCUMENTOS E LEGISLAÇÃO:

    Comunicados
    Portarias
    Índices
    Anexos
    Sub-anexos
    Laudas
    Apreensão de Animais
    – Proagua ( Medição de Qualidade de Água)

  • Vigilância Epidemiólogica

    CHEFE DE EQUIPE: MARIELA LÚCIA CERISSA
    ENFERMEIRA: LIZANDRA FERNANDES LOPES
    ENFERMEIRO: MATEUS APARECIDO C. SANTOS
    Endereço: Rua Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9921
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: das 8h às 17h (Segunda a Sexta-Feira)

    A Vigilância Epidemiológica é definida pela Lei n° 8.080/90 como “um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”.

    O objetivo principal é fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida.

    A Vigilância Epidemiológica é dividida em Gerência de Vigilância Epidemiológica de Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde e Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis.

    A Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde compreende a Vigilância do Óbito, a Vigilância de Neoplasias, a Vigilância Nutricional, a Vigilância de Doenças Crônicas e Fatores de Risco, A Vigilância de Violências e Fatores de Risco e a Promoção da Saúde.

    BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 

    Covid
    Dengue

     

    CHEFE DE EQUIPE: SALETE MACHADO R.M. FIGUEIREDO
    Endereço: Rua Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9920
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: das 8h às 17h (Segunda a Sexta-Feira)

    O agente de combate às endemias, conhecido como ACE, desempenha um papel fundamental na prevenção e controle de doenças transmitidas por animais e insetos, conhecidas como zoonoses. Por meio de visitas domiciliares e interação direta com a comunidade, o ACE orienta os moradores sobre medidas de prevenção e conscientização para evitar o surgimento e a disseminação de doenças.

    Um exemplo prático dessas doenças é a dengue, causada pelo mosquito Aedes aegypti. Este mosquito se reproduz em água parada, sendo essencial eliminar os criadouros para prevenir a propagação da doença. Nesse contexto, o agente de combate às endemias desempenha um papel crucial, identificando possíveis focos de proliferação, informando a população sobre os riscos e as medidas preventivas, e coordenando ações para controlar o mosquito.

    Vale ressaltar que a dengue é apenas uma das várias zoonoses que podem afetar as comunidades. Cada situação requer ações específicas e coordenadas para evitar surtos e garantir a saúde pública. Isso envolve não apenas ações de conscientização, mas também a participação em programas de vacinação animal e o controle de vetores, como pulgas e carrapatos.

    Em resumo, o trabalho do agente de combate às endemias é essencial para proteger a saúde da comunidade, prevenindo a propagação de doenças transmitidas por animais e insetos. Sua atuação abrange desde o monitoramento e identificação de focos até a implementação de estratégias de conscientização e controle, visando a um ambiente mais seguro e saudável para todos.

    – Fumacê
    – Castração
    Cronograma Vacinação Raiva 2024
    – Troca Geladinho

  • Audiências Públicas de Saúde

    DEPARTAMENTO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO
    DIRETOR: LUÍS FERNANDO ZAGO
    Endereço: Rua Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9922
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 08h às 17h  (Segunda-Feira à Sexta-Feira)

    Com base nas diretrizes estabelecidas na Instrução nº 01/01 (TC-A-27248/026/00) emitida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo em 04/07/2001, em consonância com a Emenda Constitucional nº 29 datada de 13/09/2000 e a Lei Federal nº 8.689, especialmente seu artigo 12 de 27/07/1993, a Secretaria de Saúde de Pitangueiras tem o compromisso de conduzir audiências públicas trimestrais para prestar contas das ações executadas pela pasta.

    O objetivo fundamental dessas audiências reside na asseguração da adequada supervisão dos recursos alocados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por parte da comunidade local e dos vereadores. Além disso, essas audiências abrem espaço para a realização de diálogos construtivos, permitindo a discussão aberta e a sugestão de melhorias com vistas a aprimorar os serviços de saúde oferecidos em nível municipal.

    A iniciativa de conduzir audiências públicas trimestrais destaca o compromisso da Secretaria de Saúde com a transparência, a prestação de contas e a participação cidadã. Ao disponibilizar informações detalhadas sobre as atividades realizadas, a alocação de recursos e os resultados obtidos, a pasta demonstra sua responsabilidade perante a população e promove um ambiente propício para o engajamento ativo da comunidade nas decisões e direcionamentos relacionados à saúde pública.

    Por meio dessas audiências, os cidadãos têm a oportunidade de compreender como os recursos estão sendo utilizados, levantar questionamentos, propor soluções e contribuir para a construção de políticas mais eficazes e alinhadas com as necessidades da população. Dessa forma, as audiências públicas não apenas fortalecem a prestação de contas, mas também estimulam uma gestão de saúde mais transparente, participativa e eficaz em benefício de todos os munícipes.

    Audiências Públicas de Prestação de Contas da Área da Saúde

  • Plano Anual de Saúde - PAS

    DEPARTAMENTO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO
    DIRETOR: LUÍS FERNANDO ZAGO
    Endereço: Rua Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9922
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 8h às 17h (Segunda a Sexta-feira)

    O Plano Municipal de Saúde (PMS) é o instrumento central de planejamento que apresenta as diretrizes e os objetivos que norteiam a gestão das políticas de saúde no município, tendo como base o perfil demográfico, epidemiológico e sanitário da população de Pitangueiras e Distrito de Ibitiúva, o Relatório da 5ª. Conferência Municipal de Saúde e 1ª. Conferência de Saúde Mental, os projetos prioritários das Redes de Atenção à Saúde, o diagnóstico situacional realizado pelos gestores e as propostas do Plano de Governo para a saúde na gestão 2017 a 2020.

    Esse instrumento de planejamento expressa o compromisso da gestão com a efetivação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) municipal em busca da universalidade, equidade e integralidade, objetivando a melhoria da atenção à saúde e da qualidade de vida da população.

    O PMS norteia todas as ações para o cumprimento dos preceitos do SUS na esfera municipal, coerentes e devidamente expressadas nas Programações Anuais de Saúde (PAS), tendo seus resultados avaliados nos Relatórios Anuais de Gestão (RAG), com a participação e controle da comunidade por meio do Conselho Municipal de Saúde e das Conferências Municipais de Saúde. O PMS orienta a definição do Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), se consolidando como instrumento de planejamento fundamental.

    O PMS configura-se como base para execução, acompanhamento e avaliação da gestão do sistema de saúde, contemplando todas as áreas da atenção à saúde, de modo a garantir a integralidade da assistência.  As estratégicas a ampliação e a qualificação da oferta de serviços na atenção básica à saúde, preferencialmente na lógica da Estratégia da Saúde da Família, a ampliação e a qualificação dos serviços da atenção especializada ambulatorial e hospitalar, aperfeiçoamento do serviço de urgência e emergência, bem como o fortalecimento do sistema de vigilância em saúde, da gestão do SUS e da participação popular.

    Outras ações pertinentes e importantes são a implementação dos sistemas de informação para a gestão da saúde, a política de educação permanente, o aprimoramento dos programas e serviços de saúde mental, saúde do idoso, doenças crônicas não transmissíveis e saúde digital.

    As metas que acompanham as diretrizes propostas neste PMS são arrojadas, mas factíveis, dependendo diretamente do financiamento das três esferas de Governo Federal, Estadual e Municipal. O PMS é um instrumento de gestão dinâmico, podendo ser alterado anualmente na PAS, a partir das necessidades indicadas no RAG.

    Plano Anual de Saúde 2022

    Plano Anual de saúde 2023

  • Plano Municipal de Saúde - PMS

    DEPARTAMENTO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO

    DIRETOR: LUÍS FERNANDO ZAGO
    Endereço: Rua Euclides Zanini Caldas, nº 633
    Telefone: (16) 3952-9922
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: das 8h às 17h (Segunda a sexta-feira)

    O Plano Anual de Saúde é um documento estratégico de fundamental importância que delineia as metas, objetivos e ações a serem realizadas no âmbito da saúde ao longo de um ano específico. Elaborado de forma minuciosa, esse plano é desenvolvido com base em análises de dados, diagnósticos de saúde, necessidades da população e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Orienta as atividades da Secretaria de Saúde ou órgão responsável por sua execução. Ele estabelece as prioridades a serem alcançadas, identifica os desafios a serem superados e define as estratégias para atingir as metas estabelecidas. O Plano Anual de Saúde é a concretização de um planejamento estratégico que visa otimizar os recursos disponíveis, aprimorar os serviços de saúde e garantir uma assistência eficaz à população.

    No Plano Anual de Saúde, são contempladas várias dimensões da saúde pública, como atendimento médico, prevenção, promoção da saúde, controle de doenças, investimentos em infraestrutura, capacitação de profissionais, entre outras. Ele também pode incluir ações específicas para enfrentar desafios emergentes, como surtos de doenças ou situações de crise sanitária.

    O monitoramento e avaliação contínuos são partes cruciais do Plano Anual de Saúde. Isso permite que os gestores acompanhem o progresso das metas, identifiquem possíveis ajustes e façam correções de curso conforme necessário. A transparência na implementação e divulgação dos resultados também é um aspecto fundamental, uma vez que informa a comunidade sobre os avanços alcançados e os próximos passos planejados.

    – Plano Municipal de Saúde 2022/2025

  • Relação Municipal de Medicamentos – REMUME (ESTOQUE)

    A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) é uma lista de medicamentos adquiridos pelo município, norteada pela Rename, para atender às necessidades de saúde prioritárias da população.

    Em cumprimento a lei nº 14.654, de 23 de agosto de 2023, especificamente no que se refere a:

    “Art. 6º-A. As diferentes instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ficam obrigadas a disponibilizar nas respectivas páginas eletrônicas na internet os estoques de medicamentos das farmácias públicas que estiverem sob sua gestão, com atualização quinzenal, de forma acessível ao cidadão comum.” 

    Estoque Atualizado Farmácia Municipal

  • SIRESP – CROSS

    A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo entendendo a Regulação como uma importante ferramenta de gestão do sistema de saúde pública, criou a Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP), que une as ações voltadas para a regulação do acesso na área hospitalar e ambulatorial, propiciando o ajuste da oferta assistencial disponível às necessidades imediatas do cidadão.

    Os sistemas Conexa, Regnet Leitos, Regnet Urgência, Hospnet e Resgate agora fazem parte do SIRESP que unifica os sites de apoio à regulação em um mesmo local.

    – Vagas disponibilizadas pelo Estado de São Paulo

  • Convênios

    – Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pitangueiras 

    – Cantinho do Ceú Hospital de retaguarda 

  • Saúde Bucal

    UNIDADES DE SAÚDE BUCAL

    DIRETORA DE ATENÇÃO BÁSICA: LUIZA FERNANDA MACHADO HERNANDEZ -ENFERMEIRA – COREN/SP: 228057

    Equipe de Saúde Bucal

    A Equipe de Saúde Bucal (ESB) da Estratégia Saúde da Família (ESF) estabelece a conformação de uma equipe de trabalho que se relacione com usuários e que participe da gestão dos serviços para dar respostas às demandas da população. Busca ampliar o acesso às ações e serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, através de medidas individuais coletivas e mediante o estabelecimento de vínculo territorial.

    Além das atividades assistenciais no consultório, é de responsabilidade das Equipes de Saúde Bucal (ESB) desenvolver ações como:

    – Mapeamento do território;
    – Ações de escovação supervisionada;
    – Grupos educativos;
    – Interconsulta com outros profissionais da equipe e do NASF;
    – Visita domiciliar;
    – Construção de fluxos de atendimento e acolhimento;
    – Acompanhamento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

    Os profissionais de saúde bucal que compõem as Equipes Saúde da Família podem se organizar nas seguintes modalidades:

    I – Cirurgião dentista generalista ou especialista em saúde da família e auxiliar em saúde bucal (ASB) ou técnico em saúde bucal (TSB);

    II – Cirurgião dentista generalista ou especialista em saúde da família, técnico em saúde bucal (TSB) e auxiliar em saúde bucal (ASB) ou outro técnico em saúde bucal (TSB).

    ESF JARDIM BONSUCESSO – “DR. PLÍNIO APPARECIDO MÔNACO” – CNES 915939
    RESPONSÁVEL TÉCNICO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO: DANIELA VIVIANE MORETTO – CRO/SP: 58.358
    Endereço: Rua Divino Rodrigues de Amorim esquina com a Rua Ternício Bezerra
    Telefone: (16) 3952-3576
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 7h às 17h (Segunda a Sexta-Feira)
    Tipo de Atendimento: Atenção Básica

    ESF/UBS JARDIM BELA VISTA “ADEVAR GOMES DA SILVA” – CNES 2091143
    RESPONSÁVEL TÉCNICO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO: RODRIGO ARITA – CRO/SP: 121603
    Endereço: Rua Minas Gerais, nº 1296
    Telefone: (16) 3952-3721
    E-mail:[email protected]
    Horário de Funcionamento: 7h às 17h (Segunda a Sexta-Feira)
    Tipo de Atendimento: Atenção Básica

    ESF JARDIM SANTA VITÓRIA – CNES 2091151
    RESPONSÁVEL TÉCNICO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO: MONA ISA BATISTA FRANCO RESENDE – CRO/SP: 150723
    Endereço: Rua Arthur Mesquita, nº 365
    Telefone: (16) 3952-4712
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 7h às 17h (Segunda a Sexta-Feira)
    Tipo de Atendimento: Atenção Básica

    ESF/UBS JARDIM SÃO JOÃO – CNES 2746301
    RESPONSÁVEL TÉCNICO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO: LISANDRA ALVES CANELO – CRO/SP: 71856
    Endereço: Rua Joaquim de Souza, nº 189
    Telefone: (16) 3952-2024
    E-mail:[email protected]
    Horário de Funcionamento: 7h às 17h (Segunda a Sexta-Feira)
    Tipo de Atendimento: Atenção Básica

    ESF DE IBITIÚVA “GUINÉ FERNANDES SERRANO” – CNES 2091186
    RESPONSÁVEL TÉCNICO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO: MARTA LUCIA LEONE CARONI – CRO/SP: 51168
    Endereço: Rua Três, nº 326 – Ibitiúva
    Telefone: (16) 3957-2200
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 7h às 17h (Segunda a Sexta-Feira)
    Tipo de Atendimento: Atenção Básica
    Escala de atendimento – Clique aqui.

    ESF CENTRAL – CNES 2702045
    RESPONSÁVEL TÉCNICO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO: JULIA DE LIMA – CRO/SP: 135479
    Endereço: Rua Minas Gerais, nº 253, Centro
    Telefone: (16) 3952-2753
    E-mail:[email protected]
    Horário de Funcionamento: 7h às 17h (Segunda a Sexta-Feira)
    Tipo de atendimento: Atenção Básica

    UBS JARDIM LEONE “DR. JOÃO LOPES FILHO” – CNES 7974787
    RESPONSÁVEL TÉCNICO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO: JOSÉ ANTONIO CAETANO – CRO/SP: 71856
    Endereço: Rua Amadeu Ripamonte, nº 800
    Telefone: (16) 3952-7159
    E-mail: [email protected]
    Horário de Funcionamento: 7h às 17h (Segunda a Sexta-Feira)

    LEGISLAÇÃO

    Portaria nº 405/16, de 24 de novembro de 2016. Legislação Estadual.
    Repasse do incentivo financeiro para Estratégia de Saúde da Família (ESF).

    Portaria GM MS Nº 3.012, de 26 de dezembro de 2012 – Legislação Federal
    Redefine a composição das Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família constante na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

    Portaria Nº 1.599 09 de julho de 2011 – Legislação Federal
    Define valores de financiamento do Piso da Atenção Básica Variável para as Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e aos Agentes Comunitários de Saúde, instituídos pela Política Nacional de Atenção Básica.

    Portaria Nº 2.371 de 07 de outubro de 2009. – Legislação Federal
    Institui, no âmbito da Política Nacional de Atenção Básica, o Componente Móvel da Atenção à Saúde Bucal – Unidade Odontológica Móvel – UOM.

     

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