Secretaria Municipal de Indústria e Comércio

Secretário Municipal de Indústria e Comércio: Rodrigo Angelo Tasca

Endereço: Rua Henrique Caroni, n° 409 - Jd. São Gabriel

[email protected]

3952-7251

Horário de Funcionamento: Das 8:00 as 12:00 hrs, e das 13:00 as 17:00 hrs

  • Competências

     – Planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar e controlar as atividades setoriais a cargo do Município, relativas à promoção e incentivo à indústria e comércio;

     – Participar da formulação e da execução da política industrial e comercial do município, diretamente ou com cooperação de Organismo Público ou Privado;

     – Estabelecer e implementar as políticas e as ações voltadas ao desenvolvimento da indústria e comércio;

     – Estabelecer e implementar as políticas e as ações voltadas à geração de emprego e renda;

     – Estimular a instalação de indústria e comércio no município e a expansão daquelas existentes;

     – Desencadear e coordenar ações visando à integração de projetos e programas que possibilitem o aproveitamento econômico dos recursos produtivos do município;

     – Contribuir para o aumento no setor produtivo por meio de programas e projetos que incentivem a expansão da atividade particular aplicada à indústria e comércio;

     – Promover pesquisas, levantamentos e estudos que ofereçam subsídios ao planejamento e programas de atividades de criação e consolidação das empresas de pequeno porte, microempresas e micro empreendedor individual;

     – Auxiliar a inscrição e o controle do registro de empresas industriais e comerciais no município junto ao órgão competente vinculado à Secretaria Municipal da Fazenda;

     – Organizar e manter cadastro de atividades nas áreas de sua atuação;

     – Coordenar a execução de planos de desenvolvimento para os setores industrial e comercial de que participem a iniciativa pública e privada;

     – Manter intercâmbio com entidade ou órgão da administração federal, estadual ou municipal e com outras organizações, nacionais ou internacionais, a fim de obter cooperação técnica e recursos, visando à expansão de suas atividades e o desenvolvimento do município;

     – Cuidar, da formulação e implementação de políticas, objetivos, metas e ações que visem o desenvolvimento sócio-econômico em todos os seus sentidos, nas necessidades atuais e futuras, de modo que proporcione o crescimento autosustentável do município, e sua inserção no comércio exterior, estabelecer parcerias com órgãos públicos de qualquer nível, e privados de qualquer natureza, respeitadas as diretrizes da administração municipal e a legislação vigente.

  • Poupatempo

    O Poupatempo de Pitangueiras é 140ª unidade do estado e já oferece o novo sistema de atendimento, que conta com estrutura moderna e tecnológica, por meio do sistema balcão único, com mais de 262 serviços, sendo 210 digitais e diversos órgãos integrados.

    Também são oferecidos atendimentos do Sebrae, Procon, Banco do Povo e serviços municipais de água, esgoto e tributos.

    A unidade está localizada à rua Henrique Caroni, nº 409. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
  • Banco do Povo

    O Banco do Povo Paulista (BPP) é o Programa de Microcrédito Produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com as prefeituras.

    Oferece financiamentos para empreendedores formais ou informais, para capital de giro e investimento fixo. Com isso, pretende-se promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades.

    Por meio do Banco do Povo é possível recorrer a linhas de financiamento sem burocracia e com taxas reduzidas, tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas. São requisitos mínimos para se tornar elegível ao crédito:

    • Desenvolver atividade produtiva nos municípios contemplados pelo BPP;
    • Não possuir restrições cadastrais no SERASA e/ou CADIN Estadual;
    • Apresentação do certificado do curso de capacitação.

     

    Linhas oferecidas pelo Banco do Povo:

    Empreenda Rápido

    Empreenda Mulher

    Empreenda Afro

    Linha Emergencial Litoral Norte

    Documentos Necessários

  • Procon

    Criada pela Lei nº 9.192, de 23 de Novembro de 1995, e Decreto nº 41.170, de 23 de setembro de 1996, a Fundação PROCON.SP é uma instituição vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo e tem personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira.

    O PROCON.SP tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Tendo por objetivo elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do Estado de São Paulo.

    PROCON SP 

    CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 

     

  • Feira do Produtor Rural

    A Feira do Produtor Rural é o resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Pitangueiras, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sebrae, que juntos, o formam pequenos agricultores com capacitação para habilitá-los a vender suas produções na feira.

    Por meio dessa parceria, além da realização de feiras, os produtores recebem capacitação para melhorar a produção e aperfeiçoar a comercialização de seus produtos, e também, ganham um estande completo e personalizado para participarem da feira.

    O programa é composto por sete módulos que abordam temas como boas práticas na produção de alimentos, segurança alimentar, construção dos estandes, comercialização, escolha do local e a realização de feiras.

    Dias e locais de realização da Feira do Produtor Rural

    Pitangueiras – quinta-feira, das 15h às 19h, na Praça João Pessoa

    Ibitiúva – sexta-feira, das 15h às 19h, na Praça da Matriz 

  • Sebrae

    O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas.

    Atuando com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, incentivo a educação empreendedora na educação formal, feiras e rodadas de negócios.

    As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio, até as pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado e o indivíduo que busca construir seu projeto de vida desenvolvendo suas competências empreendedoras desde a sua infância.

    Conheça um pouco mais sobre o Sebrae. CLIQUE AQUI

Confira mais notícias da nossa cidade

29 | abril | 2024

Central de Videomonitoramento completa um ano em operação

Leia mais
[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, linkedin, whatsapp"]
24 | abril | 2024

Iniciada obra de revitalização da Avenida das Pitangueiras

Leia mais
[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, linkedin, whatsapp"]
24 | abril | 2024

Audiência Pública sobre a LDO será dia 29 de abril

Leia mais
[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, linkedin, whatsapp"]
Todas as Notícias

Confira mais notícias da nossa cidade

17 | maio | 2024

Prefeitura vai realizar pré-cadastro para castração de cães e gatos

3 | maio | 2024

Prefeitura cria programa CIDADE + LIMPA

29 | abril | 2024

Evento do Trabalhador será nos dias 1º e 5 de maio

29 | abril | 2024

Central de Videomonitoramento completa um ano em operação

24 | abril | 2024

Iniciada obra de revitalização da Avenida das Pitangueiras

24 | abril | 2024

Audiência Pública sobre a LDO será dia 29 de abril

Clique aqui e veja todas as notícias