Endereço: Rua Dr. Euclides Zanini Caldas nº 73 Centro
(16) 3952-3932
Horário de funcionamento: das 7h às 12h e das 13h às 16h
-
Competências
A Assistência Social, Política Pública atuante na defesa e garantia de direitos de famílias e indivíduos, alicerçada no SUAS – Sistema Único de Assistência Social, encontra-se dividida por níveis de proteção social.
A Proteção Social Básica oferta serviços de proteção e atendimento integral à família (PAIF), convivência e fortalecimento de vínculos, e, serviço em domicílio para pessoas com deficiência e idosas.
A Proteção Social Especial de Média Complexidade oferta serviços de proteção e atendimento especializado à famílias e indivíduos (PAEFI), abordagem social, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativa de liberdade assistida (LA) e prestação de serviços à comunidade (PSC), pessoa com deficiência, idosas e suas famílias, e, serviço para pessoa em situação de rua.
A Proteção Social Especial de Alta Complexidade oferta serviço de acolhimento institucional – modalidades: abrigo institucional, casa-lar, casa de passagem e residência inclusiva, bem como, serviço de acolhimento em república, família acolhedora e proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.
Com efeito, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Pitangueiras, tem trabalhado no sentido de adequar os serviços socioassistenciais, ofertados diretamente ou indiretamente, por meio da rede privada, à Política estabelecida pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
-
Proteção Social Básica – Serviços Socioassistenciais Públicos e Privados:
– SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS PÚBLICOS:
CRAS I: Centro de Referência de Assistência Social – Jardim Santa Vitória
Território de abrangência – Jardim Santa Vitória, Jardim Canadá, Jardim Veneza, Jardim Paraíso, Conjunto Habitacional “Plácido Roth” (COHAB II), Jardim São Francisco, Jardim Alvorada, Jardim Nova Aliança, Jardim Bonsucesso I e II e Jardim Esperança.
Coordenadora: Aline Galdeano Silva Mello
Endereço: Rua Arthur Mesquita, n.º 357 Jardim Santa Vitória
Telefone: (16) 3952-5169
E-mail: [email protected]
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.CRAS II – Centro de Referência de Assistência Social – Jardim São Benedito
Território de abrangência – Conjunto Habitacional “São Benedito”, Conjunto Habitacional “Pedro de Felício”, Jardim São João, Jardim Sumaré, Jardim Paulista, Conjunto Habitacional “Jardim das Pitangueiras”, Jardim São Heitor, Jardins Gumercindo Hentz Soares I e II, Jardim São Gabriel, Jardim Leone, Jardim Santa Teresa, Vila Caroni, COHAB “1”, Jardim Nova Esperança, Jardim Brasília e Jardim Santo Antonio.
Coordenadora: Karine Fabiane Silva
Endereço: Rua Emília Paro Pascon, n.º 68 – Jardim São João
Telefone: (16) 3952-5755
E-mail: [email protected]
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.CRAS III – Centro de Referência de Assistência Social – Jardim Bela Vista
Território de abrangência – Jardim Bela Vista, Jardim São Sebastião, Jardim Macedo, Jardim Imperial, Morada do Sol, Jardim São Lourenço, Jardim Santa Felicidade, Jardim das Oliveiras e Parque dos Ipês.
Coordenadora: Rafaela dos Reis
Endereço: Francisco Bertoni, n.º 27 – Bela Vista;
Telefone: (16) 3952-2192
E-mail : [email protected]
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.CRAS IV – Serviço Socioassistencial de Ibitiúva – Distrito de Ibitiúva
Coordenadora: Andreza Mendes Facchina
Endereço: Rua 8, n.º 278
Telefone: (16) 3957-2198 / (16) 3957-2198
E-mail: [email protected]
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas.O Centro de Referência de Assistência Social é unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social que possui a função de organizar e ofertar os serviços da proteção social básica. Seu objetivo norteador é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco sociais no território de abrangência, por meio do desenvolvimento de potencialidades, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Além disso, possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, que consiste na organização e articulação das unidades a ele referenciadas e no gerenciamento dos processos envolvidos.
O público-alvo são famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social. Em especial, o CRAS deve acompanhar famílias beneficiárias de programas de transferência de renda.CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO “SEBASTIÃO TEODORO TOLEDO”
Responsável: Ângela Maria Toledo Moreno
Endereço: Rua Cláudio Camolezi, n.º 147 – Jardim Gumercindo Hentz Soares II.
Telefone: (16) 3952-4179
E-mail: [email protected]
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.No Centro de Convivência do Idoso, por meio de um trabalho integrado com os Centros de Referência de Assistência Social e o CRAS IV – Centro de Referência de Assistência Social – Distrito de Ibitiúva, oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
CADASTRO ÚNICO E PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
Gestora: Débora Daniela Lima
Endereço: Praça São Sebastião, n.º 201 – Centro
Telefone: (16) 3952-3818
E-mail: [email protected]
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até 1/2 (meio) salário mínimo por pessoa ou de 03 (três) salários mínimos no total, possibilitando conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da família. Cabe ressaltar que famílias com renda superior a (1/2) meio salário mínimo também podem ser inscritas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão e/ou permanência em programas sociais implementados pelo poder público nas três esferas do Governo.
O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, estruturado em três eixos principais: transferência de renda, condicionalidades e ações complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. As ações complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.
SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS PRIVADOS:
ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL MIGUEL ARCANJO DA SILVA – CAEMAS II
Presidente: Marisol Aparecida Camolez
Coordenadora: Carolina Aparecida Fernandes
Endereço: Rua Túlio Magnani, n.º 92F – Jardim Bela Vista
Telefone: (16) 3952-3376
E-mail: [email protected]
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16 horas.Serviço referenciado no território de abrangência do CRAS III – Jardim Bela Vista, ofertando serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 06 (seis) a 15 (quinze) anos, no contraturno escolar.
INSTITUIÇÃO MARIA GIANNI DE ANDRADE
Presidente: Sandra Carolina Romero de Andrade
Coordenadora: Thaís Helena Favareto Caldeira
Endereço: Avenida Nelson Marcelino da Silva, n.º 895 – Jardim São Gabriel
Telefone: (16) 3952-3938
E-mail: [email protected] / [email protected]
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7 horas às 12 horas e das 12 horas e 30 minutos às 17 horas.
-
Proteção Social Especial de Média Complexidade – Serviços Socioassistenciais Públicos e Privados:
– SERVIÇO SOCIOASSISTENCIAL PÚBLICO:
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Coordenadora: Yeda Ines Calsa Pereira da Silva
Endereço: Rua Sergipe, n.º 354 – Centro
Telefone: (16) 3952-1987
E-mail: [email protected]
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública estatal de atendimento e referência para o acompanhamento especializado, destinado a famílias e indivíduos com seus direitos violados, cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos.
É desenvolvido na unidade atendimento às medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade.– SERVIÇO SOCIOASSISTENCIAL PRIVADO:
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS – APAE
Presidente: Marcelo Cézar Luciano Vieira
Diretora: Neli Cristina Alvarez dos Reis
Endereço: Rua Guaporé, n.º 1.000 – Conjunto Habitacional “Plácido Roth”.
Telefone: (16) 3952-2533
E-mail: [email protected]
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7 horas às 11 horas e das 13 horas às 16 horas.Serviço referenciado no território de abrangência do CRAS01 – Jardim Santa Vitória, ofertando serviço de convivência e fortalecimento de vínculos às pessoas com deficiência e suas famílias.
-
Proteção Social Especial de Alta Complexidade:
– SERVIÇO SOCIOASSISTENCIAL PRIVADO:
Instituição Hélia Perroni Marchesi
Presidente: Maria Sylvia Avezum
Coordenadora: Lusia Pereira da Silva
Endereço: Rua Emílio Betoni, n.º 100 – Jardim Sumaré
Telefone: (16) 3952-2596
E-mail: [email protected]
Atendimento: IninterruptoServiço referenciado no território de abrangência do CRAS02 – Jardim São Benedito, ofertando serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes.
-
Conselhos
Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (artigo 131).Endereço: Rua Sergipe nº 80, Centro – Pitangueiras/SP
Coordenadora: Luana Priscila Rotokoski
E-mail: [email protected]
Telefone: (16) 3952-4207Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS
Presidente: Luís Fernando Zago
E-mail: [email protected]O Conselho Municipal de Assistência Social, criado pela Lei Municipal n.º 1790, de 27 de setembro de 1.996, é órgão consultivo e deliberativo, de composição paritária entre o poder público e a sociedade civil, e atua na formulação e acompanhamento da Política Municipal de Assistência Social.
Por meio do Decreto Municipal n.º 2.548 de 18 julho de 2005, o CMAS atua como Instância de Controle Social do Programa Bolsa Família.Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Presidente: Carolina Aparecida Fernandes
E-mail: [email protected]O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, criado pela Lei Municipal n.º 2054, de 08 de setembro de 2000 e suas alterações, é órgão consultivo e deliberativo, de composição paritária entre o poder público e a sociedade civil, e atua na formulação e acompanhamento da Política Municipal de Defesa e Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes.