Secretaria de Segurança inaugurou Espaço Cultural de Leitura
12/11/2024
A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil inaugurou, nesta terça-feira (12/11), o Espaço Cultural de Leitura “Ninarli Pedro Chubba”, instalado em um espaço anexo à sede da secretaria, que fica na Praça João Pessoa, Centro de Pitangueiras.
Participaram da inauguração o prefeito Marquinho Soriano, o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Capitão Lima, demais secretários municipais, vereadores, agentes da Guarda Civil Municipal, Guarda Patrimonial, Defesa Civil e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).
O espaço ficará aberto à população todos os dias, das 8h às 22h. Os interessados podem chegar, escolher um exemplar e ler no próprio local. Bancos foram instalados para acomodar os leitores, que também podem aproveitar a experiência da leitura nos bancos da praça. Não será permitido levar livros para casa.
De acordo com o Capitão Lima, a idealização do projeto aconteceu em 2020, após uma visita que fez no quartel da PM de Sertãozinho/SP, que também conta com um espaço como este. “Iríamos criar a nossa naquele ano, mas teve a pandemia e tivemos que adiar. Agora, conseguimos concretizar esse trabalho que tem o objetivo de tornar o livro mais acessível à população e incentivar a leitura”, destaca o secretário.
Os títulos, incluindo romances, ficção científica, biografias, livros infantis, material para vestibular e muito mais, foram doados pelo empresário Alexandre Kobayashi, de Ribeirão Preto.
HOMENAGEM
O Espaço Cultural de Leitura foi carinhosamente batizado com o nome de Ninarli Pedro Chubba para homenagear a agente da Guarda Civil Municipal que deixou um legado de muito carinho e amor no município.
Ninarli nasceu no dia 06 de junho de 1974, em Pitangueiras, filha de Benedicto Chubba e Maria Aparecida Pedro Chubba e mãe do filho único Guilherme Pedro Chubba.
Iniciou sua trajetória profissional atuando como professora substituta nas séries iniciais da educação básica, onde passou a demonstrar seu compromisso com a Educação e com a juventude da cidade.
No dia primeiro de julho de 1996, após ser aprovada em concurso público no município de Pitangueiras, foi nomeada Guarda Civil Municipal aos 22 anos de idade. Essa foi uma escolha que marcaria sua vida e sua relação com a comunidade local!
Ao longo de seus anos de serviço, destacou-se pela empatia e pelo respeito com que realizou seu trabalho, valores que fizeram dela uma figura querida e admirada no município.
Conhecida por sua dedicação e assiduidade, tratava cada pessoa com muita dignidade e atenção, fortalecendo laços de confiança com a comunidade. Esse compromisso foi especialmente notável em seu trabalho nas escolas, onde se tornou uma presença inspiradora para alunos e professores.
Ninarli faleceu em 6 de maio de 2016, deixando uma profunda saudade entre familiares, amigos, colegas de trabalho e todos que tiveram a honra de conhecê-la. Agora, sete anos após sua partida, A Prefeitura tem oportunidade de retribuir um pouco o que ela fez pelo município.
SERVIÇO
Espaço Cultural de Leitura “Ninarli Pedro Chubba
Anexo à Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil – Praça João Pessoa, Centro – Pitangueiras.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 22h.