Saúde de Pitangueiras e Ibitiúva realiza vacinação antirrábica a partir de amanhã
09/03/2017
Proprietários de cães e gatos devem se programar para levarem seus animais de estimação à vacinação contra raiva.
Realizada pela Secretaria Municipal de Pitangueiras e Ibitiúva, a Campanha de Vacinação Antirrábica começa nesta sexta-feira (10), em Ibitiúva, na subprefeitura. O atendimento será das 8h às 13h.
No sábado (11), a campanha ocorre nas UBS Bela Vista e UBS São João, que ficarão abertas das 7h30 às 13h. Dia 24, as equipes de vacinação irão aos domicílios vacinar os animais já cadastrados para esse tipo de atendimento. E, no dia 25 (sábado), a campanha acontece na Secretaria de Saúde e na UBS Jardim Leone.
A administração municipal pede o apoio da população para que se atinja a meta de vacinar pelo menos 3 mil dos mais de 6.500 cães e gatos do município.
A vacinação é gratuita e não há contraindicação para que seja aplicada.
SOBRE A RAIVA ANIMAL
– A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico contido na saliva do animal infectado, principalmente através da mordedura.
– A raiva apresenta dois grupos básicos de transmissão: o urbano e o rural.
– O urbano ocorre principalmente entre cães e gatos e é de grande importância nos países do terceiro mundo, e o rural, que ocorre principalmente entre morcegos, macacos e raposas.
– O vírus ataca o sistema nervoso humano, podendo causar encefalite rábica.
– O número de casos de raiva em humanos caiu drasticamente com o programa de vacinação de cães e gatos.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva