Saúde convoca população para recadastramento obrigatório do cartão do SUS
02/10/2019
A Secretaria Municipal de Saúde está convocando a população de Pitangueiras e Ibitiúva para fazer o recadastramento obrigatório do cartão de identificação de usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).
O procedimento deve ser feito até o final de dezembro deste ano. A partir de janeiro de 2020, quem não tiver feito essa atualização, não vai conseguir ter acesso aos serviços públicos de saúde no município e no estado.
O recadastramento é uma determinação do Ministério da Saúde, que agora exige que o número do CPF do usuário conste no cartão. A medida foi tomada para evitar que uma mesma pessoa tenha mais de um cadastro junto ao Sistema Único de Saúde.
Para fazer essa atualização, a população deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou o Centro de Especialidades Médicas. É necessário apresentar o CPF, RG , um comprovante de residência e fornecer um número de telefone (fixo ou celular). No caso das crianças, é preciso a certidão de nascimento. Quem ainda não tem o cartão, também poderá fazer o documento na hora.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Celeste Crotti Peixoto, o recadastramento é urgente. “É uma norma técnica do Ministério da Saúde e o município precisa fazer. Por isso, estamos convocando a população”, ressalta a secretária.
O Cartão Nacional do SUS é indispensável e deve ser apresentado sempre que o cidadão for agendar consultas médicas, retirar medicamentos na farmácia, marcar exames, cirurgias, entre outras situações.
A secretária explica que o cartão atende a uma demanda histórica da saúde no Brasil. Tem como objetivo fundamental a identificação do usuário do SUS e o acompanhamento do conjunto de atendimentos realizados pelo sistema de saúde, onde quer que eles aconteçam, por meio do acesso a uma base nacional de dados de saúde do cidadão.