Rede Municipal de Ensino de Pitangueiras supera meta do IDEB e já atinge a nota esperada para 2021
11/09/2018
A rede municipal de ensino de Pitangueiras obteve nota 6,7 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), superando a meta para o município, que era de 6,2. A nota obtida era esperada somente para 2021.
De acordo com dados referentes à prova de 2017, divulgados na última segunda-feira (3) pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a nota foi alcançada pelos alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental.
O IDEB é aplicado a cada dois anos em âmbito nacional e é um indicador que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação por meio de dois componentes: o desempenho dos alunos na Prova Brasil multiplicado pelo percentual de alunos que tiveram aproveitamento, descontando reprovação e evasão.
Para o prefeito de Pitangueiras, Marcos Aurélio Soriano, superar a meta nesta última avaliação é motivo de comemoração. “Estamos muito felizes em perceber dia a dia a evolução do ensino no município. Por isso estamos investindo mais e melhor em educação. Este resultado só demonstra que estamos no caminho certo para garantir qualidade total no ensino municipal”, disse Soriano.
COMUNIDADE ESCOLAR EMPENHADA
A Secretaria Municipal de Educação de Pitangueiras destaca que o resultado foi alcançado pela ação conjunta dos professores, gestores e de toda a comunidade escolar. A nota final é a média das notas obtidas por todas as escolas municipais juntas. São elas: EM José Foresti, EM Lucimara Cristina Villela Teixeira Menin, EM Mário Rossin, EM Waldomiro Ferreira Fraga, EM Celina Mendes Correa Ricci, EM Dirce da Silva Dias, EM Domingos Paro e EM Clóvis Guimarães Spinola.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Vanderly Muniz, elevar a qualidade da aprendizagem dos alunos é a prioridade desta gestão. “Para melhorar a qualidade da nossa educação fizemos vários investimentos com formação continuada de professores, aulas de reforço escolar, ensino multidisciplinar no Centro de Atendimento LiçÄo de Casa, contratação de novos professores, aquisição de uniformes, monitoramento permanente da aprendizagem, por meio de Avaliação Municipal e muitas outras aquisições de incentivo à qualidade da educação”, declarou Vanderly.
RANKING DE NOTAS IDEB DA REGIÃO
Pitangueiras: 6,7
Bebedouro: 6,6
Pontal: 6,5
Jaboticabal: 6,3
Ribeirão Preto: 6,2
Viradouro: 5,8