Programa Jovem Agricultor do Futuro formou mais 42 alunos
13/12/2019
O Programa Jovem Agricultor do Futuro, uma parceria entre a Prefeitura de Pitangueiras, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Usina Viralcool realizou na última quinta-feira, dia 12, a formatura de 42 alunos que estudaram em 2019. Desse total, 20 são de Pitangueiras e 22 do município de Viradouro.
A cerimônia foi realizada na sede social da Viralcool, em Viradouro, onde as aulas e todas as atividades do programa são realizadas. O evento contou com homenagens, discursos de agradecimento e de despedida, além da entrega de presentes para alunos, instrutores e autoridades. Também foi servido um almoço especial para os convidados.
O prefeito de Pitangueiras, Marcos Aurélio Soriano, a secretária municipal de Educação, Vanderly Aparecida Mastrogiacomo Muniz, a secretária municipal de Assistência Social, Camila Aparecida Alteff Moraes e o secretário interino de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Raimundo Aparecido da Silva ,também prestigiaram a formatura.
A diretora da Viralcool, Renata Toniello, destacou a importância do trabalho para os alunos e também para a empresa, que oferece o espaço para realização de aulas práticas e teóricas. De acordo com ela, durante o curso, todos são observados de perto.
“Ao final, selecionados os que mais se destacam para que façam parte de um programa de Jovem Aprendiz desenvolvido pela Viralcool. Esse trabalho também tem parceria com instituição de ensino, e dura, em média, um ano meio. Temos exemplos de jovens que passaram por aqui e que hoje são engenheiros agrônomos ou ocupam cargos nessa área”, afirma.
O prefeito Marcos Aurélio Soriano também elogiou a iniciativa, que já formou muitos jovens de Pitangueiras. Ele também aproveitou para anunciar uma novidade para 2020. “Atualmente, nós fornecemos o transporte para nossos jovens irem até o projeto, aqui em Viradouro. Ano que vem, além do transporte, vamos abrir também um espaço em Pitangueiras, para que o programa desenvolva aulas lá. Ou seja, teremos duas turmas de Pitangueiras participando”, afirmou.
As inscrições para as novas turmas devem ser abertas no início de 2020. Todas as informações serão divulgadas nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Pitangueiras.
SOBRE O PROGRAMA
O Programa Jovem Agricultor do Futuro é desenvolvido há mais de 15 anos pela Viralcool. As aulas têm início sempre no mês de março de cada ano, com duração até dezembro, totalizando nove meses de curso.
Durante as aulas, aprendem análise de solo, processos de colheita, armazenamento e destino final dos produtos. Além disso, cultivam diversos tipos de hortaliças, culturas perenes e também anuais, e criação de pequenos animais: galinha (para produção de ovos), minhoca (produção de húmus), e peixe (tanque de Tilápia para produção de carne).
A metodologia desenvolvida pelo Senar conta com material apostilado e também inclui formação social, por meio do trabalho com temas transversais.
Adriele Alves Barbosa, de 16 anos, foi uma das formandas. Ela, que é natural de Pernambuco, conta que sempre gostou da área da agricultura e que por isso se interessou pelo curso. “Aqui eu é praticamente minha segunda família. Aprendi a importância do trabalho em equipe e fiz muitas amizades. O que mais gostei de aprender foi o trabalho com peixes, atividade que pretendo desenvolver de agora em diante. Além disso, quero investir mais nos estudos nessa área”, afirma.