Professores e funcionários aprenderão noções básicas de primeiros socorros
26/09/2019
Mais de 300 professores e funcionários da rede municipal de ensino de Pitangueiras vão passar pela primeira Capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, no próximo sábado (28), das 8h às 17h, na Escola Municipal Mario Rossin, no bairro Vila Caroni. O trabalho será realizado durante quatro sábados, incluindo os dias 19 e 26 de outubro, e 9 de novembro.
O curso será ministrado pela empresa GATE (Grupo Avançado de Treinamento em Emergências) de Ribeirão Preto (SP), que trabalha com treinamentos baseados nos protocolos internacionais de Atendimento Pré-Hospitalar e Intra-Hospitalar, com conteúdo teórico e prático.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a capacitação é uma determinação da lei federal13.722, denominada Lei Lucas, que obriga instituições públicas e privadas da educação básica a capacitarem professores e funcionários para prestar primeiros socorros.
Sancionada em outubro de 2018, a lei foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017, depois de engasgar com um pedaço de cachorro-quente durante um passeio escolar, em Campinas (SP). Na ocasião, não havia ninguém preparado por perto para socorrê-lo.
Com base nessa lei, Pitangueiras também sancionou em março de 2018 a lei municipal 3593, que especifica as mesmas determinações da legislação federal, exigindo capacitação anual.