Prefeitura investe em capacitação e valorização da Polícia Municipal ampliando o cuidado com a Segurança Pública
15/05/2019
A Prefeitura de Pitangueiras está investindo cada vez mais na capacitação permanente e valorização da Polícia Municipal e com isso aperfeiçoando o sistema de segurança pública da cidade.
Essa atenção mais focada começou a acontecer desde o primeiro ano de mandato da atual gestão. Em 9 de outubro de 2017 a Lei Municipal 3.511 começou mudando a nomenclatura deste setor tão importante para a Segurança Pública da cidade. Todos os servidores deixaram de ser Guardas Municipais e passaram a ser chamados oficialmente de Policiais Municipais. No final do ano passado todos os policiais municipais e a Guarda Municipal Patrimonial receberam um novo fardamento completo.
“Em pouco tempo ampliamos a força de atuação da Polícia Municipal. Eles passaram a ter realmente poder policial. Hoje eles podem atuar com efetividade na fiscalização para um trânsito urbano mais seguro. Em breve eles também poderão portar armas. Com a atividade delegada vamos avançar ainda mais para garantir mais segurança para a população”, destacou o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Sandro Moreti Lima.
TRÂNSITO MAIS SEGURO
Desde então iniciou-se um processo para garantir mais autonomia na atuação de todos eles. Todos os policiais municipais receberam treinamento e certificação de agentes de trânsito para atuarem na fiscalização de trânsito urbana. Juntamente com a Polícia Militar também podem aplicar multas por infrações. Esse trabalho conjunto permite mais segurança para a população e também fortalece as ações integradas de todas as forças policiais da cidade
AÇÕES INTEGRADAS COM OUTRAS POLÍCIAS
Foram intensificadas nos últimos anos as ações integradas da Polícia Municipal com a Polícia Militar e Civil. Ações integradas são operações policiais conjuntas para prender criminosos, coibir furtos e roubos de veículos e a cooperação na fiscalização de trânsito. A intenção dessas ações é a pacificação de conflitos e a garantia de maior sensação de segurança para a população. Em 2017 e 2018 foram realizadas 164 ações integradas onde a Polícia Municipal apoiou o trabalho das polícias civil e militar. As ações em parceria somente com a Polícia Militar também aumentaram. No ano passado foram 14 ações de apoio a Polícia Militar. Neste ano já foram 53. Houve um crescimento real de 278%.
POLÍCIA MUNICIPAL ARMADA
Todos os agentes de segurança municipal já estão em processo para trabalharem armados. Os policiais municipais já passaram por avaliações psicológicas. O próximo passo é o treinamento teórico e prático. Em breve será iniciado o processo de Convênio com a Polícia Federal para que efetivamente eles possam trabalhar armados.
ATIVIDADE DELEGADA
Uma nova lei criada pela Administração Municipal que entrou em vigor neste ano vai garantir mais segurança para a população em diversos tipos de ações e fiscalizações. O município pode celebrar convênio com o Governo do Estado para contratar Policiais Militares para Atividades Delegadas. Eles podem ser contratados para reforçar o trabalho da Polícia Municipal em fiscalizações contra o comércio irregular e ilegal, rondas em escolas municipais, atividades culturais e esportivas desenvolvidas pelo município, reforço no policiamento ostensivo e na preservação da ordem pública, apoio ao conselho tutelar, dentre outras atividades. Os policiais militares estarão atuando em suas horas de folgas, devidamente amparado pelo Estado, com o emprego de viaturas, armamento e equipamentos não letais. “O processo de convênio com a assinatura das partes envolvidas já aconteceu. Em breve poderemos contratar policiais para ações e atividades específicas e com isso reforçar o nosso time de segurança municipal”, disse o secretário Lima.