Prefeitura inicia distribuição de água mineral em Ibitiúva
07/06/2024
A Prefeitura de Pitangueiras iniciou nesta sexta-feira, 07 de junho, a distribuição de garrafas de água mineral de 1,5 litro para a população de Ibitiúva. Os moradores devem procurar o Centro Comunitário (Rua 3, nº 233), sempre das 10h às 19h.
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Defesa Civil, enviou um carregamento com seis toneladas de água. No sábado, 08 de junho, chegará mais um carregamento com, aproximadamente, 20 toneladas.
O trabalho está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Defesa Civil do município.
DECRETO DE EMERGÊNCIA
Prefeitura de Pitangueiras decretou, nesta quinta-feira (06/06), Situação de Emergência no distrito de Ibitiúva, afetado com desabastecimento de água potável por colapso de poço tubular profundo. Com isso, fica autorizada a adoção de todas as medidas administrativas, assistenciais e execução de obras necessárias ao atendimento da situação emergencial. O decreto terá validade de 180 dias.
Confira o documento na íntegra clicando no link: https://abrir.link/SNWhf
Desde o início do problema (01/06), a Prefeitura vem trabalhando 24h por dia para restabelecer, o quanto antes, o abastecimento de água no distrito de Ibitiúva. Foi identificado que o poço não está conseguindo atingir o nível necessário para abastecimento. Mesmo após a substituição da bomba por uma nova, não houve sucesso. Equipes técnicas continuam trabalhando no poço, realizando mais análises para diagnóstico.
Enquanto isso, o abastecimento de água no distrito continua sendo feito com o auxílio de caminhões-pipa, que enchem as caixas das casas e também o reservatório do poço. A Prefeitura também conseguiu, junto ao Estado, a liberação de mais um poço. A perfuração terá início imediatamente.
Em uma ação conjunta, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal Saúde também está percorrendo todas as casas do distrito para coletar informações sobre a situação em cada uma delas e atender, principalmente, pessoas em vulnerabilidade social, necessidades especiais e aquelas que não possuem caixa d’água em casa.
A Prefeitura pede para que a população utilize a água de forma consciente, sem desperdícios, até que a situação seja normalizada.