Prefeitura e CPFL firmam parceria para projeto de arborização urbana
30/12/2021
A Prefeitura de Pitangueiras assinou nesta quinta-feira (30), convênio de cooperação com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), para implantação do projeto “Arborização Mais Segura”. O objetivo é adequar a vegetação à infraestrutura urbana.
Participaram da assinatura o prefeito Marquinho Soriano, o secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, David Pivetta Trentini e o consultor de relacionamentos da CPFL, Marcos Mielo.
Com a implantação do projeto Arborização + Segura, as árvores que oferecem riscos à população e à integridade das redes elétricas e outros equipamentos urbanos são identificadas por meio de um inventário realizado em parceria com a Prefeitura.
Após criteriosa avaliação e autorização junto aos órgãos competentes, esses exemplares são substituídos gradativamente por novas espécies de porte mais adequado para o convívio harmônico com o contexto urbano.
Por meio do convênio firmado, pelo menos 100 árvores da zona urbana de Pitangueiras e Ibitiúva, que forem apontadas como inadequadas por oferecerem risco de contato com a rede elétrica, serão cortadas e substituídas por outras espécies.
Será de responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, a análise técnica dos levantamentos das árvores críticas, assim como a emissão dos laudos técnicos para autorização de corte da árvore.
A CPFL ficará responsável pelo corte dos galhos que estão em contato com a rede de energia, execução do rebaixamento de tocos, além da doação de mudas para compensação das árvores arrancadas. Para cada árvore retirada, serão plantadas 5 mudas de espécies com porte mais adequado.
O secretário explica que o projeto será implantado a partir de 2022 e destaca a importância da iniciativa. “Parcerias como essa são de extrema importância no desenvolvimento sustentável do nosso município. Além disso, por meio desse projeto, vamos reforçar as iniciativas de preservação do meio ambiente”, afirma David Pivetta Trentini.
O prefeito Marquinho Soriano também ressalta a importância de projetos voltados ao meio ambiente. “Quanto mais cuidarmos do meio ambiente, mais qualidade de vida teremos”, destaca.
De acordo com a CPFL, a arborização das vias urbanas tem influência direta sobre a rede de distribuição de energia elétrica e a qualidade do fornecimento de energia. Em dias de temporais, com fortes ventos, grande parte das interrupções do fornecimento de energia é causada por quedas e/ou incidência de galhos e de árvores nas redes elétricas.
RISCOS PARA A REDE DE ENERGIA
O contato das árvores com a rede elétrica pode trazer consequências sérias como: rompimento de condutores, com risco de acidentes com pessoas; risco de curto-circuito, com interrupção do fornecimento de energia, interferência no sistema de sinalização, desligamento da iluminação pública e comprometimento dos sistemas de segurança e danos aos equipamentos do sistema elétrico.
O projeto Arborização + Segura conquistou reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) por sua atuação em meio ambiente e foi escolhido para ser apresentado durante o SDG in Brazil – The role oftheprivate sector, em Nova Iorque (EUA), em evento realizado em outubro de 2018.