Prefeitura e Apae têm parceria em Educação Precoce

24/10/2022

Uma parceria entre a Prefeitura de Pitangueiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, proporciona o estímulo ao desenvolvimento de habilidades intelectuais e motoras de crianças diagnosticadas com deficiências e transtornos.

Trata-se do projeto Educação Precoce, que foi intensificado a partir de 2017, por meio de um Termo de Colaboração, em que o município repassa uma verba mensal para a Apae fazer o atendimento das crianças, oferecendo uma importante estrutura multidisciplinar.

Por meio dessa iniciativa, os alunos matriculados em escolas e creches da rede municipal de ensino, que tenham autismo e outras deficiências, frequentam a Apae no contraturno do ensino regular e recebem todo cuidado de uma equipe formada por professor de Educação Especial, auxiliar de sala, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional,fisioterapeuta, nutricionista, tecnólogo em música, educador físico e assistente social.

De acordo com a coordenadora geral da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Pitangueiras, Marisângela Aparecida Rocha Mineiro, o trabalho é de suma uma importância para o desenvolvimento global das crianças com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento.

“Por meio dele, conseguimos proporcionar a elas o desenvolvimento integral do processo de aprendizagem escolar. O quanto antes a criança é estimulada, melhor será o prognóstico em relação ao desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social”, ressalta.

A diretora da Apae, Sandra Cristina da Rosa Fernandes,explica que,
atualmente, 30 crianças são atendidas na instituição por meio desse trabalho.

“É nítida a diferença que esse projeto faz na vida das crianças. Sozinha, a Apae não consegue fazer nada e essa parceria com a Prefeitura veio pra fazer a diferença”, destaca.

Para a secretária municipal de Educação, Vanderly Aparecida Mastrogiacomo a parceria com a Apae promove qualidade de vida às crianças.

“Elas têm a oportunidade de desenvolver habilidades que vão fazer toda a diferença em suas vidas. É uma satisfação muito grande poder ver esse trabalho funcionando tão bem”, finaliza.

Feriado do Servidor Público altera expediente da Prefeitura

25 | outubro | 2022