PREFEITURA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA
12/03/2025
Como os casos de Dengue confirmados através dos boletins epidemiológicos mais recentes, em 2025 em nossa região já superam os índices estimados para este período do ano, e a transmissão em nossa região continua de forma acelerada, embora, a grande maioria dos casos tem sido classificada como Dengue clássica mas não é descartada a possibilidade do surgimento de casos graves, que podem evoluir para tipos C e D ou causar complicações severas, incluindo óbitos, caso não sejam tomadas medidas imediatas.
A Prefeitura de Pitangueiras, procurando tomar as precauções necessárias, publicou o Decreto 5.238/2025 que declara situação de emergência de saúde pública, no Município, em razão de epidemia de dengue. Este decreto vem logo após o Governo do Estado de São Paulo, ter assinado o Decreto Estadual nº 69.359, onde decreta situação de emergência em saúde pública no estado pelo mesmo motivo.
Com a assinatura deste Decreto, o Município de Pitangueiras poderá adotar todas as medidas administrativas necessárias para a contenção de arboviroses, como a aquisição de insumos e materiais, a doação e a cessão de equipamentos e bens; a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial, entre outras.
As ações deste decreto, aplica-se, também, no combate a outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Chikungunya e a Zika. Dentre essas ações está prevista a atuação conjunta dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias com a execução de atividades de visitação domiciliar e demais ações de campo para o combate ao mosquito Aedes aegypti
Para maior eficácia dos bloqueios de transmissão da doença, durante o período de epidemia, as denúncias de locais com acúmulo de água limpa e parada, poderão ser feitas pelo número da Prefeitura (16) 3952 9121 ramal 202 – Ouvidoria Municipal, ou através do link Ouvidoria Municipal – Prefeitura Municipal de Pitangueiras que permite a comunicação com a Prefeitura de Pitangueiras de forma rápida, fácil e transparente, cuja identidade da pessoa denunciante não será revelada para que seja preservada no mais completo anonimato.
As ligações recebidas serão direcionadas para os órgãos competentes, para atendimento prioritário, priorizando os locais com maior concentração de casos confirmados de dengue, conforme o cenário epidemiológico de cada bairro da cidade.
A prefeitura está fazendo a sua parte, colabore você também, evitando locais que possam ser criadouros do mosquito. O cuidado e a prevenção começam dentro de casa.