Polícia Municipal passa por curso de capacitação para tiro
04/11/2019
Os agentes da Polícia Municipal de Pitangueiras já estão passando pela capacitação para tiro, uma das etapas necessárias para receberem armamento de fogo como parte dos equipamento de trabalho para a função.
A primeira parte da capacitação está acontecendo nesta segunda-feira, dia 4, no Teatro Municipal “Luiz da Silva” e aborda toda a parte teórica. O trabalho está sendo realizado pela empresa Vilches Treinamentos Especiais, sob orientação do instrutor da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, Rogério Vilches.
De acordo com o instrutor, a teoria está abordando regras de segurança, legislação atual, funcionamento das armas, manutenção, munições, balística, enquadramento para mira, posição de tiro e respiração.
“Uma série de coisas pertinentes à utilização da arma de fogo, que é necessária para que os agentes trabalhem com o equipamento. Sem essa teoria, não é possível aprender na prática”, destaca.
Nesta terça-feira, dia 5, será realizada a parte prática da capacitação no stand de tiro do município de Bebedouro.
O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Sandro Moreti Lima explica que o grupo já foi submetido à avaliação psicológica e que a capacitação segue a ordem das etapas que a Polícia Federal exige para liberar o armamento aos agentes da categoria.
“Essa capacitação também servirá para aprovar ou não os agentes aptos a manusear uma arma de fogo. Após isso, a documentação dos aptos será enviada para a Polícia Federal para que possa ser dado andamento aos trâmites do convênio que vamos firmar junto ao órgão”, destaca o Secretário.
Segundo ele, não é possível definir prazos sobre quando a Polícia Municipal vai começar a atuar com o armamento. “Precisamos seguir todas as etapas e esperar a análise da PF. O armamento dos agentes municipais é muito importante para a qualidade do trabalho que realizam e para a própria segurança deles durante a atuação. A arma vai ajudar a ampliar a atuação e as medidas de segurança que a Polícia Municipal já vem tomando, trabalhando também em conjunto com a Polícia Militar”, afirma.
O prefeito municipal Marcos Aurélio Soriano também acompanhou o primeiro dia de capacitação e reiterou a importância do armamento para a categoria. “Quero que a segurança de Pitangueiras seja elogiada e os agentes municipais têm papel fundamental nesse trabalho. O armamento vai trazer mais força ao grupo”, finaliza.