Pitangueiras realiza 1ª Olimpíadas Escolares Municipal
02/12/2019
A 1ª Olimpíadas Escolares Municipal de Pitangueiras e Ibitiúva foi aberta nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro, no Ginásio Municipal de Esportes. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, em parceria com as secretarias de Educação e de Saúde.
Participaram da cerimônia de abertura o prefeito Marcos Aurélio Soriano, o secretário municipal de Esportes, Caio Henrique Martins, a secretária municipal de Educação, Vanderly Aparecida Mastrogiacomo Muniz, o secretário municipal de Governo, Délcio Galhardo Júnior, além de vereadores, demais membros das secretarias municipais, professores, diretores e coordenadores das escolas municipais.
Durante o evento, que acontece até a próxima quarta-feira, dia 4 de dezembro, alunos do 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos das escolas municipais vão interagir por meio de diversas modalidades esportivas. Divididos em quatro grupo, que são representados pelas cores azul, vermelho, amarelo e verde, as crianças vão participar de futsal, dama, xadrez, queima, bola ao cesto, cabo de guerra, dominó, gincanas e muito mais. Durante os jogos, haverá uma soma de pontuação. A equipe vencedora será a que mais pontuar.
A secretária de municipal de Educação, Vanderly Aparecida Mastrogiacomo Muniz, destaca que o intuito do evento é a integração. “Não queremos disputa. Queremos que os alunos compartilhem juntos essa experiência saudável por meio do esporte. Esse era um sonho antigo nosso”, revela.
Para o secretário de Cutlura e Esporte, Caio Henrique Martins, o evento esportivo é essencial para o desenvolvimento das crianças. “É muito saudável esse tipo de evento, pois as crianças interagem umas com as outras e podem colocar em prática, suas habilidades esportivas”, afirma.
O prefeito Marco Aurélio Soriano enfatizou que essa primeira edição das Olimpíadas Escolares é o início de um trabalho que vai continuar ao longo dos anos. “Vamos manter esse projeto tão bonito que estamos vendo hoje. Haverá, com certeza, outras edições”, afirma.
Para trabalhar a conscientização em relação ao combate à dengue, as equipes também poderão pontuar durante as olimpíadas, levando materiais inservíveis, que podem se transformar e m criadouros da dengue. Cada tipo de material e sua respectiva quantidade valerá pontos.