Pitangueiras passa a integrar Mapa de Turismo Brasileiro
29/03/2022
O município de Pitangueiras agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023. O certificado foi concedido nesta terça-feira (29), pelo Ministério do Turismo (MTur) por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT.
Com isso, os dados turísticos do município estarão registrados no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro, o SISMapa e qualquer pessoa do país ou fora dele, poderá acessar as informações turísticas de Pitangueiras.
De acordo com o diretor de Turismo do município, Marcelo Aparecido Locci, esse é um marco histórico, fruto de dois anos de esforços para atingir esse objetivo, que incluiu a criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), decisivo para a conquista da certificação junto ao MTur. “Trabalhamos durante todo esse período para atender as exigências dessa certificação e criar um perfil turístico que nos contemplasse com a integração nesse Mapa”, explica.
Locci salienta que, por meio dessa certificação, será possível receber verbas dos governos estadual e federal para fomentar o turismo em Pitangueiras. Recursos que poderão ser utilizados para reformas, investimentos, implantação de projetos, dentre outros benefícios. “Já temos muitos atrativos cadastrados no Mapa. Dentre eles, cicloturismo, que está permitindo parcerias com grupos organizados de pedal e mapeamento de rotas para a realização de competições”, explica.
O diretor aproveita para destacar que as pessoas costumam ter uma ideia um pouco limitada sobre turismo. De acordo com ele, há vários tipos, a exemplo do turismo econômico, turismo de comércio, turismo de negócios, turismo industrial, dentre outros. “As pessoas acham que turismo é só montanha e praia, mas não e só isso. Temos um universo a ser explorado em nosso município”, finaliza.