Pitangueiras participa de projeto inédito do Tribunal de Contas de SP
04/03/2021
A Prefeitura de Pitangueiras foi selecionada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio da Unidade Regional do TCE em Ituverava (UR-17), para participar de um projeto piloto sobre um novo modelo de auditoria remota das contas públicas realizada pelo tribunal. O município foi escolhido entre as 644 prefeituras de todo o Estado de São Paulo.
O piloto propõe a implantação de fiscalização à distância, por meio de ferramentas tecnológicas de videoconferência, para substituir as habituais visitas presenciais, que ficaram restritas devido à pandemia do coronavírus. Desde que a pandemia começou, o TCE teve que suspender as visitas in loco aos municípios, como medida de prevenção ao contágio da covid-19.
De acordo com o diretor técnico da UR-17, João Gilberto Rey, a Prefeitura de Pitangueiras foi escolhida para modelo desse piloto, por sempre estar em ordem junto ao TCE e com as contas em dia. “Pitangueiras tem uma gestão equilibrada, responsável e uma estrutura administrativa preparada para desenvolver um trabalho dessa envergadura”, destaca.
O diretor técnico explica que, nesse primeiro momento, a área escolhida para o trabalho foi a Educação, por se tratar de uma área em evidência, visto as discussões relacionadas ao retorno das aulas presenciais nas unidades escolares.
Para isso, a visita remota foi realizada na escola municipal Celina Mendes Corrêa Ricci, com a utilização de recursos de vídeo. No local, foi apresentado aos agentes de fiscalização do TCE, como a unidade está se preparando para o retorno dos alunos ao local. “As equipes da escola, da Secretaria Municipal de Educação e da Controladoria Interna do município realizaram um excelente trabalho durante esse piloto e nos ajudaram muito. Com isso, foi possível identificar as dificuldades e as vantagens desse tipo de sistema de fiscalização à distância. Com certeza, Pitangueiras será uma multiplicadora disso”, finaliza.
A secretária municipal de Educação, Vanderly Aparecida Mastrogiacomo, afirma que a participação no projeto foi de suma importância para a educação. “Fomos escolhidos pela responsabilidade e idoneidade com que trabalhamos. Isso é motivo de muito orgulho para a nossa equipe”, completa.
O prefeito Marcos Aurélio Soriano afirma que a participação do município nesse trabalho é motivo de grande honra. “Isso é o reflexo da transparência e honestidade com os quais nossas equipes lidam com o dinheiro público. Mostra a organização desse trabalho não só na área da Educação, mas também, em todas as outras áreas de gestão municipal”, enfatiza.
Os resultados do projeto piloto aplicado em Pitangueiras foram apresentados no dia 25 de fevereiro aos diretores e técnicos da área de Fiscalização, sob coordenação da presidente do TCESP, conselheira Cristiana de Castro Moraes.
Participaram da reunião de apresentação da nova modalidade os agentes da Fiscalização, Camila Simão Costa e Ellen Radaelli Darini, o secretário-diretor geral, Sérgio Ciquera Rossi; os diretores dos Departamentos de Supervisão da Fiscalização, Paulo Massaru Sugiura (DSF-1) e Alexandre Carsola (DSF-2); o diretor de Tecnologia da Informação, Fabio Xavier; e a chefe de gabinete da presidência, Rosy Maria de Oliveira.
Após a aprovação e ajustes, as ferramentas serão aplicadas a todas as Diretorias e para as 20 Unidades Regionais distribuídas no interior e no litoral do Estado.