Pitangueiras fará mutirão contra a dengue neste sábado, dia 21
19/12/2019
A Prefeitura de Pitangueiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no neste sábado, dia 21 de dezembro, das 8h às 12h, um mutirão contra a dengue. A ação vai se concentrar nos bairros Jardim Pedro de Felício, Jardim São Benedito e Jardim São João.
Agentes de Saúde e também os de Combate à Endemias vão percorrer as casas desses bairros, orientando os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados para combater a proliferação do mosquito da dengue.
Um caminhão da Secretaria do Meio Ambiente também vai percorrer os locais, recolhendo materiais inservíveis. Para a isso, a orientação é que os moradores deixem esses materiais na calçada de suas casas. O veículo vai recolher pneus, garrafas, móveis velhos, pias, vasos e outros materiais inservíveis que acumulam água. Só não serão recolhidos restos de materiais de construção.
Neste ano, o município registrou apenas 152 casos da doença, e no mês de dezembro, até o momento, nenhum caso foi registrado. No ano passado, Pitangueiras foi um dos poucos municípios que não enfrentaram epidemia de dengue na região. Em 2018, foram 530. Números que caíram bastante neste ano.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Celeste Crotti Peixoto, a redução no número de casos deve-se ao intenso trabalho de combate durante todo o ano, envolvendo orientação aos moradores, mutirões para recolher materiais inservíveis, dentre outras ações.
“E intensificamos esse trabalho principalmente nos últimos meses doa nos, quando começa o período das chuvas. O nosso trabalho e a colaboração da população geram a redução no número de casos”, destaca.
Ana Celeste ressalta que dezembro e janeiro são meses em que o cuidado deve ser ainda maior, pois coincide com férias e muitos moradores viajam. A orientação é que a população faça vistoria nos quintais pelo menos uma vez por semana, para verificar se há acúmulo de água em algum local ou recipiente.
Como combater
O cidadão tem papel fundamental na luta contra o mosquito. Além das ações desenvolvidas pelo poder público, é essencial que cada um faça a sua parte, eliminando locais que sirvam para reprodução do mosquito. Basta adotar estratégias simples, tais como:
• Lavar com sabão e escova vasilhas usadas como bebedouros para animais;
• Tampar os recipientes para armazenamento de água;
• Limpar regularmente e tampar as caixas d’água devem passar por limpeza regular e estar bem fechadas;
• Colocar areia nos vasos de planta invés de água;
• Não jogar lixo e entulho em locais sem coleta;
• Limpar calhas d'água;
• Não deixar água parada em garrafas, tampas, baldes, bacias e pneus;
• Retirar água parada de bandejas de geladeiras e bebedouros;
• Jogar água sanitária em ralos.