Ópera ‘La Serva Padrona’ será encenada em Pitangueiras
23/03/2023
O Teatro Municipal de Pitangueiras será palco da encenação da Ópera ‘La Serva Padrona’, do Grupo Art Musique. Será no dia30 de março (quinta-feira), às 20h. A entrada é gratuita e a classificação é a partir dos 10 anos de idade. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo.
O projeto foi viabilizado pela Prefeitura de Pitangueiras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo em parceria com o PROAC (Programa de Ação Cultural) – programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo.
A ópera cômica “La Serva Padrona” foi adaptada para a língua portuguesa e é a oportunidade de conhecer uma produção do gênero. O espetáculo terá tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e gravação em audiodescrição para pessoas com deficiências visuais e auditivas.
Com autoria de Giovanni Battista Pergolesi e libreto de Gennaro Federico, a ópera bufa “La Serva Padrona” estreou em 1733. Foi criada para ser “intermezzo” (apresentação leve dos intervalos das óperas trágicas), mas seu sucesso, ainda que de tardio, acabou por impulsioná-la como ópera principal.
A versão do Art Musique foi adaptada em ambientação e idioma por Priscila Cubero, bacharelada em Canto e Arte Lírica pela USP. É um espetáculo cômico, curto, com enredo leve e irreverente, que se opõe à rigidez formal das chamadas “óperas sérias”. Na trama, calcada numa sátira social, o povo triunfa sobre os avaros burgueses.
A apresentação terá acompanhamento instrumental ao vivo de um grupo de câmara composto por um sexteto de cordas e piano, sob regência do maestro Nazir Bittar. Titular da Orquestra Sinfônica de Franca, ele é doutorado em música pela Unicamp e tem experiência internacional em regência.
Os trechos de recitativos (texto entoado com acompanhamento de um instrumento ou orquestra, meio caminho entre o canto e a fala) foram adaptados de forma a facilitar a compreensão da trama/libreto, potencializando a aproximação dos cantores com a plateia.
OFICINA
Na mesma data, um pouco mais cedo, às 18h, também será ministrada a oficina gratuita denominada “Introdução teórica e prática ao canto e a elementos da ópera”. Ela será liderada pela doutora e cantora Fernanda Onofre, licenciada em Artes pelo Departamento de Música de Ribeirão Preto da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Abordando princípios básicos da técnica vocal e discorrendo sobre temas pertinentes à ópera – história, produções relevantes pelo mundo e referências artísticas –, têm por objetivo a experimentação da técnica vocal, agregando conhecimento sobre o universo da ópera e permitindo a desmistificação do que é conhecido como “erudito”. As 20 vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
CRÉDITOS: Com informações da Texto & Cia Comunicação