Notícias

20 | fevereiro | 2025

NOTA DE ALERTA E ESCLARECIMENTO SOBRE FEBRE AMARELA

20/02/2025

Informamos que Pitangueiras e Ibitiúva estão em alerta máximo para a febre amarela. Um macaco foi encontrado morto na zona rural, na divisa do distrito de Ibitiúva com o município de Taquaral. A Vigilância Epidemiológica de Taquaral foi acionada, coletou o espécime e o encaminhou para análise, cujo resultado foi positivo para a doença. Como o caso ocorreu na divisa entre os municípios, a Vigilância Epidemiológica de Taquaral notificou Pitangueiras, reforçando a necessidade de intensificar as ações preventivas.

Esclarecemos que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela; na verdade, eles atuam como sentinelas, sinalizando a presença do vírus na região. A transmissão ocorre exclusivamente por meio da picada de mosquitos infectados. Até o momento, não há registros de casos confirmados da doença em humanos na nossa região. No entanto, a confirmação da circulação do vírus em primatas indica risco potencial, tornando essencial a adoção de medidas de controle.

Para reduzir o risco de transmissão, é fundamental que a população adote precauções, como o uso regular de repelentes, a instalação de telas protetoras em portas e janelas e o uso de roupas de manga longa em áreas de mata. Além disso, recomenda-se evitar deslocamentos desnecessários para regiões de risco e, principalmente, garantir que a vacinação esteja em dia, pois a imunização é a forma mais eficaz de proteção contra a febre amarela.

A Vacina da Febre Amarela faz parte do calendário vacinal e a primeira dose é aplicada aos nove meses de vida, e a segunda dose aos quatro anos. Pessoas que receberam a vacina após os cinco anos de vida já estão imunizadas contra a febre amarela.
Como nossa cidade está classificada como área afetada, será realizada a dose zero da vacina em bebês de 6 a 8 meses e 29 dias. Essa vacinação será agendada e feita em ambiente hospitalar para maior segurança dessa faixa etária.
Portanto, procurem a unidade de saúde mais próxima para verificar a situação vacinal e aguardem o agendamento da dose zero para os bebês entre 6 a 8 meses e 29 dias.

A Secretaria de Saúde de Pitangueiras informa que todas as salas de vacinação estão devidamente abastecidas com a vacina contra a febre amarela. Recomendamos que a população procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência para se vacinar durante a semana.

Além disso, comunicamos que, no próximo sábado, 22/02, será realizada uma campanha de vacinação específica contra a febre amarela. A ação acontecerá nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Ibitiúva das 8h às 12h e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Pitangueiras, localizada ao lado dos Correios das 8h às 16h.

 

Confira mais notícias da nossa cidade

3 | julho | 2025

AVISO DE MANUTENÇÃO

Leia mais
[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, linkedin, whatsapp"]
2 | julho | 2025

NOITE SOLIDÁRIA 1º LOTE LIBERADO!

Leia mais
[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, linkedin, whatsapp"]
1 | julho | 2025

PREFEITURA NÃO ESTÁ REALIZANDO PODA DE ÁRVORES

Leia mais
[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, linkedin, whatsapp"]
Todas as Notícias

Confira mais notícias da nossa cidade

11 | julho | 2025

PITANGUEIRAS ADERE À PROVA NACIONAL DOCENTE

10 | julho | 2025

ENCONTRO SEBRAE: VENDAS PARA O PODER PÚBLICO

3 | julho | 2025

EXPOSIÇÃO DE CARROS ANTIGOS SERÁ NO GINÁSIO DE ESPORTES

3 | julho | 2025

AVISO DE MANUTENÇÃO

2 | julho | 2025

NOITE SOLIDÁRIA 1º LOTE LIBERADO!

1 | julho | 2025

PREFEITURA NÃO ESTÁ REALIZANDO PODA DE ÁRVORES

Clique aqui e veja todas as notícias