Na busca por apoio estadual, CAPS Pitangueiras recebe visita técnica da DRS Ribeirão Preto
12/05/2017
O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Pitangueiras e Ibitiúva contou na manhã desta sexta-feira (12) com a visita técnica da interlocutora da Diretoria Regional de Saúde de Ribeirão Preto Eliane Mello.
Recepcionada pela secretária municipal de Saúde, Ana Celeste Crotti Peixoto, a diretora da Atenção Básica, Dirce Martins, e da diretora do CAPS, Carmem Masson, a visita teve como objetivo o início do processo de busca pelo credenciamento desse serviço de saúde mental às políticas do governo estadual.
Funcionando hoje exclusivamente com verba municipal, o credenciamento do CAPS é a condição básica para que sejam pleiteados recursos junto à Secretaria de Estado da Saúde, resultando em melhoria e ampliação no atendimento à população.
Eliane buscou inteirar-se do funcionamento do trabalho entre as equipes da Atenção Básica e do serviço especializado em saúde mental e vistoriou as instalações do prédio do CAPS.
Uma das questões constatadas foi necessidade de que seja realizada a segunda etapa de construção da sede – inaugurada em 2016 após conclusão de metade do projeto de engenharia–, contemplando área de convivência externa.
A administração municipal tem como prioridade a realização breve da planta original, viabilizando, assim, o ingresso do serviço em programas de repasse de verba do Estado.
O CAPS tem hoje 600 pacientes ativos e deve inserir gradativamente outros 600 usuários. O público é direcionado conforme classificação e avaliação de casos atendidos, primeiramente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva