Mutirão pretende eliminar criadouros do mosquito da dengue neste sábado
15/01/2020
A Prefeitura de Pitangueiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar no próximo sábado, dia 18 de janeiro, das 8h às 13h, um mutirão para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que provoca a dengue e muitas outras doenças.
A ação vai se concentrar nos bairros Jardim das Pitangueiras e Jardim São Heitor. Durante a ação, caminhões passarão para recolher materiais inservíveis e que podem ser criadouros do mosquito da dengue. Para isso, a orientação é que os moradores deixem em frente às suas casas, móveis velhos, pneus, garrafas, pias, vasos sanitários, entre outros. Não serão recolhidos restos de materiais para construção.
De acordo com o coordenador de Controle de Endemias de Pitangueiras, Matteus Ricci, neste ano as ações contra a dengue serão ainda mais intensificadas no município, pois a região está em alerta quanto à proliferação da doença. “A previsão é de surto da doença em todo o Estado de São Paulo e a prevenção é o único caminho para que a gente fique livre disso. Por isso, além das ações do poder público, a população também precisa ficar atenta, fazendo sua parte para que os focos sejam eliminados”, destaca.
Matteus explica que as agentes de Combate a Endemias iniciaram a primeira ADL (Avaliação de Densidade Larvária) desse ano e o resultado preliminar é preocupante. O levantamento consiste na contagem de larvas e possibilita saber onde há maior predominância e o tipo de criadouro (recipiente que possa acumular água), mais comum em cada região.
“A cada cinco casas em que nossas equipes passaram, foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti em três. Uma situação que precisamos mudar logo”, revela, explicando que, com base nos dados da ADL, são definidas as estratégias de combate e intensificação das medidas.
COMO COMBATER
• Lavar com sabão e escova vasilhas usadas como bebedouros para animais;
• Tampar os recipientes para armazenamento de água;
• Limpar regularmente e tampar as caixas d’água devem passar por limpeza regular e estar bem fechadas;
• Colocar areia nos vasos de planta invés de água;
• Não jogar lixo e entulho em locais sem coleta;
• Limpar calhas d'água;
• Não deixar água parada em garrafas, tampas, baldes, bacias e pneus;
• Retirar água parada de bandejas de geladeiras e bebedouros;
• Jogar água sanitária em ralos.