Mutirão contra Aedes aegypti alcançou todo o município de Pitangueiras e Ibitiúva e recolheu mais de 14,4 toneladas de possíveis criadouros
02/05/2017
A Secretaria Municipal de Saúde de Pitangueiras e Ibitiúva, por meio do Controle de Endemias, realizou no sábado (29) a oitava e última ação pelo mutirão “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, campanha idealizada pelo governo estadual em todos os municípios de São Paulo.
A equipe de 28 profissionais, entre agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, e agente sanitário, vistoriou os imóveis restantes no Jd. Gumercindo II, Jd. São Gabriel, Jd. Leone e Jd. Santa Tereza. A ação também alcançou o centro do distrito de Ibitiúva.
Foram percorridos 31 quarteirões e averiguado 646 de um total de 764 imóveis, com um aproveitamento de 85% no alcance.
Além de levar orientação quanto ao mosquito e as doenças por ele transmitidas (dengue, zika, chikungunya e febre amarela), os agentes recolheram 80 kg de materiais inservíveis e possíveis criadouros do Aedes.
Como nas ações realizadas anteriormente, o mutirão contou com o apoio da Guarda Municipal e das Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura – que disponibilizou caminhão para recolhimento e destinação dos descartes.
Resultado do mutirão e números relativos ao Aedes
O mutirão “Todos juntos contra o Aedes aegypti” foi um sucesso em Pitangueiras e Ibitiúva, uma vez que levou orientação a todo o município e recolheu, desde seu início em 14 de janeiro, cerca de 14,4 toneladas de materiais em desuso e potenciais criadouros do Aedes.
Ao longo deste período, a administração municipal contou com a inestimável ajuda de empresas instaladas na cidade, como Usinas Viralcool e Guarani, e também de voluntários civis.
Segundo levantamento mais recente, neste ano foram registradas 17 suspeitas de dengue, sendo todas negativas. Não houve registro de zika, chikungunya ou febre amarela. A queda expressiva na incidência das doenças é consequência das ações de combate ao mosquito.
Assim, a Secretaria de Saúde pede que a população mantenha as medidas de prevenção e combate ao Aedes aegypti mesmo durante o período de frio para que o próximo verão seja ainda mais tranquilo do que foi este.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva