24 | novembro | 2020

Município inicia processo para fazer parte de ramal do Caminho da Fé

24/11/2020

A Prefeitura de Pitangueiras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo já iniciou os processos para inserir o município no ramal do Caminho da Fé.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Caio Martins, será criado um ramal no município de Barretos, em que serão incluídas as cidades de Colina, Bebedouro, Pitangueiras e Pontal, conectando este novo ramal ao já existente em Sertãozinho.

“Essas cidades são rota e Pitangueiras está no meio. E não deverá ficar de fora de um polo turístico religioso tão importante para a nossa região”, destaca.

Segundo o secretário, o município já está negociando com a direção do Caminho da Fé, o interesse em fazer parte da rota. Ofícios com essa finalidade já foram encaminhados e integrantes da Equipe PedalAção já estão mapeando o trajeto e registrando os pontos religiosos das cidades, para compor a documentação necessária. Na semana passada desse comitê estiveram em Pitangueiras.

O Caminho da Fé foi criado em 2003, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Partindo de Águas da Prata (SP), oferece estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, que fica na cidade de Aparecida do Norte (SP). Isso ocorre por meio dos ramais que incluem diversas cidades, passam a ter pontos de apoio e infraestrutura. O peregrino pode fazer o percurso a pé, a cavalo, bicicleta e outros tipos de veículos.

De acordo com o diretor de Turismo, Marcelo Aparecido Locci, se Pitangueiras passar a fazer parte do circuito, todo peregrino deverá passar pelo município. “Vamos nos transformar em um polo de turismo religioso, atraindo fiéis de todo o Brasil, que passarão a assistir missas em nossas igrejas e também a contribuir para a economia local, se hospedando em nossos hotéis, se alimentando em nossos restaurantes, bares e lanchonetes. Além de consumirem no comércio local”, destaca.

Locci reitera que o município terá um posto onde o peregrino tem que carimbar a carteirinha para no final receber no Santuário de Aparecida do Norte um certificado de comprovação de que fez realmente a rota do Caminho da Fé.

8 | janeiro | 2021

Plano São Paulo: Pitangueiras e Ibitiúva permanecem na Fase Amarela

7 | janeiro | 2021

Atendimento da UBS Central retornará ao prédio de origem