20 | maio | 2022

Merenda escolar garante alimentação diversificada e de qualidade

20/05/2022

Desde 2017, os investimentos na merenda escolar de Pitangueiras e Ibitiúva foram intensificados, com foco, principalmente, no cardápio variado e na qualidade nutricional da alimentação servida aos alunos das creches e escolas municipais.

Tudo segue, rigorosamente, o que estabelece a legislação do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e é fiscalizado pelo CAE (Conselho de Alimentação Escolar), formado por representantes das escolas e creches, e também por pais de alunos.

A merenda é preparada na Cozinha Piloto da Secretaria Municipal de Educação, que conta com 2 nutricionistas, 5 cozinheiras e 3 merendeiras. Depois de pronta, é transportada até as unidades escolares em dois caminhões baús, adquiridos, exclusivamente, para o transporte da merenda.

O cardápio é mensal e definido para cada dia da semana. Ele pode ser consultado no site da Prefeitura, basta acessar: https://pitangueiras.sp.gov.br/cardapios-merenda-escolar/.

A variedade dos alimentos é o ponto forte. No café da manhã, por exemplo, os alunos recebem leite com achocolatado, batida de leite com frutas, pão francês fresquinho com manteiga, bolo, biscoito doce, salgado e de polvilho.

No almoço, o cardápio inclui arroz branco, feijão, arroz temperado, risoto, macarronada, sopa, legumes, saladas, além de carne: bovina, suína, frango ou peixe. Além disso, diariamente os alunos também consomem frutas frescas, que incluem banana, melancia, mamão, kiwi, melão, maça, abacaxi, laranja e tangerina.

Recentemente, além de um novo caminhão da merenda, a Secretaria Municipal de Educação também investiu na compra de novos equipamentos para a cozinha: 2 caldeiras, 1 descascadora, 1 picador elétrico, 19 freeezers de 420 litros, 18 geladeiras frost-free de 450 litros, 20 liquidificadores industriais, 6 espremedores de laranja industriais, , 10 multiprocessadores de alimentos, 18 balanças plataforma, entre outros utensílios industriais.

22 | junho | 2022

Mutirão de Saúde vai atualizar vacinas e exames