Melhor Idade Ativa: idosos iniciam atividades esportivas
10/02/2023
A Prefeitura de Pitangueiras iniciou nesta sexta-feira (10), o projeto Melhor Idade Ativa, que vai beneficiar os idosos do município com atividades esportivas. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.
Inicialmente, eles irão praticar vôlei adaptado e ginástica laboral. Em Pitangueiras, as aulas serão às quartas-feiras na Prainha, e às segundas, na Praça da Bíblia. No distrito de Ibitiúva, será toda quarta-feira no ginásio municipal de Esportes João Osto Paro.
De acordo com a coordenadora da Terceira Idade no município, Rafaela dos Reis, o que motivou a inserção desse projeto na rotina de atividades que a Prefeitura já realiza com os idosos, foi mantê-los fisicamente ativos. “O esporte sempre traz muitos benefícios. No caso deles, vai ajudar no fortalecimento de vínculos com os amigos, na troca de experiências, interação e na prevenção à depressão, síndrome do pânico, por exemplo”, destaca.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Caio Henrique Martins, enfatizou que além de promover a saúde, um objetivo futuro com essas atividades é preparar os idosos para participarem do Jomi (Jogos da Melhor Idade). “Estamos colocando três professores de Educação Física para trabalhar com eles. É um projeto muito importante para promover saúde e oferecer um tipo de atividade diferente das habituais”, afirma.
O vice-prefeito Professor Júnior participou da estreia do projeto na Prainha e destacou a importância da iniciativa. “Eles são um grupo muito animado e adoram atividades assim. É muito lindo ver essa alergria de viver que eles têm em participar de coisas novas”, finaliza.
Atualmente, participam das atividades em Pitangueiras, 120 idosos; em Ibitiúva, são 25. Além desse novo projeto, são realizados encontros semanais no CCI (Centro de Convivência do Idoso), viagens e atividades diversas.