Médicos e enfermeiros recebem treinamento sobre varíola
11/08/2022
A Secretaria Municipal de Saúde de Pitangueiras realizou nesta quinta-feira (11), um treinamento com enfermeiros, médicos e demais trabalhadores que atuam na rede pública e particular de saúde do município, para fornecer a esses profissionais orientações sobre a varíola (Monkeypox), tendo em vista a atual epidemia da doença no mundo.
O evento foi realizado no auditório da Santa Casa, nos períodos da manhã e da tarde, e mediado pela médica infectologista do município, Yasmin Saab Messias.
A secretária municipal de Saúde, Andreia Mantovani da Fonseca, explica que, apesar de o município não ter registrado nenhum caso da doença, é necessário que os profissionais de saúde tenham o máximo de conhecimento possível. “Como temos registros no país e também a nossa região, é necessário que esses profissionais tenham cada vez mais informações a respeito”, afirma a secretária.
De acordo com o Ministério da Saúde, até a data de 09/08, o Brasil possuía 2.293 casos confirmados de varíola, sendo São Paulo o estado com mais registros da doença.
A contaminação ocorre por meio do contato com secreções respiratórias ao falar, tossir ou espirrar; contato físico próximo com pessoas contaminadas que apresentem sintomas; contato com lesões e fluidos corporais; e contato com materiais de uso pessoal de alguém que está infectado, como roupa de banho, roupa de cama e talheres.
Ela tem como principais sintomas febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares e lesões na pele, que são chamadas de exantema ou rash cutâneo (manchas vermelhas).