Máscaras caseiras ajudam na prevenção ao coronavírus
09/04/2020
De acordo com o Ministério da Saúde, as máscaras caseiras são importantes aliadas da população nesse momento de combate ao coronavírus. Elas ajudam a prevenir a pandemia, somada às demais ações de higienização e de isolamento social.
Para proteger você e sua família, a Secretaria Municipal de Pitangueiras, por meio da Vigilância Sanitária do município, recomenda a produção de modelos simples, confeccionados com pano.
Podem ser utilizados os tecidos de algodão, tricoline, cotton, TNT, entre outros têxteis. É importante que a máscara tenha duas camadas de tecido, pois serve de barreira física ao vírus. Ela deve ser feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e o nariz, e que fique bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
Após ser usada, a mascará deverá ser higienizada. A recomendação é que ela fique de molho por 30 minutos em água potável e água sanitária. Após o tempo de imersão, deverá ser enxaguada em água corrente, lavada com água e sabão, e novamente enxaguada. Após esse processo, pode ser colocada para secar no sol. Estando seca, o ideal é que seja passado ferro quente sobre ela.
O uso da máscara caseira é individual e não pode ser compartilhada entre familiares, amigos e demais pessoas. Use a máscara apenas quando sair de casa, e saia de casa somente em caso de urgência.