Lição de Casa 2017 – Uma nova proposta que deu certo
16/11/2017
O ano de 2017 foi muito produtivo para o Lição de casa. Com a reestruturação realizada no início do ano, o projeto ampliou o número de alunos atendidos semanalmente, através de encontros grupais e avaliações individuais.
Este ano também teve início a proposta semanal do Plantão Escolar, tendo como principal objetivo buscar meios para fortalecer o elo entre o projeto e as Escolas Municipais, onde com isso, conseguiu-se um momento para trocar experiências, ouvir sugestões, contribuir com a prática pedagógica e potencializar os resultados obtidos nos atendimentos terapêuticos, além de possivelmente minimizar os problemas e as dificuldades escolares.
De acordo com o gráfico, é possível constatar que nos meses de maio a outubro o centro realizou um total de 1722 atendimentos para 188 alunos cadastrados no serviço em diferentes áreas, tais como: Psicologia, Psicopedagogia e Pedagogia, tendo como foco principal a busca de meios para entender e ajudar a solucionar as possíveis dificuldades de aprendizagem, avaliando e elaborando todo um processo de intervenção terapêutica composto por metas e objetivos bem definidos de acordo com a problemática de cada aluno atendido.
Destes, foi avaliado a leitura, escrita, motricidade, o desenvolvimento cognitivo, os conhecimentos matemáticos e principalmente os aspectos emocionais que estão impedindo que a aprendizagem aconteça naturalmente.
Criado em 2008, o projeto é um marco na história do município de Pitangueiras, fazendo-o ser destaque entre as cidades da região.
“O Que dizer de um centro que acolheu minhas filhas? Há mais ou menos 6 anos atrás minha filha Alice tinha apenas 04 anos quando precisou de ajuda, ela teve um sério quadro de pânico e foi encaminhada para o lição de casa. A princípio, por não conhecer e nem saber do que se tratava, fiquei um pouco receosa, pois estava sem saber o que estava acontecendo na realidade e nem como as pessoas que estavam ali poderiam ajuda-la. Mas Deus na sua infinita bondade colocou um anjo em forma de mulher chamada Sandra, que com sua experiência profissional e com muita paciência ajudou aquela criança que estava sofrendo e isso refletiu em poucas semanas para todos verem que o serviço oferecido por eles não é a toa. As profissionais são empenhadas em ajudar e oferecer o melhor delas, e como se não bastasse uma filha, alguns anos depois veio a Maria Luiza que precisou e precisa até hoje do mesmo atendimento. Ela começou no Lição de casa encaminhada pelo pediatra, o qual percebeu que a fala dela estava um pouco atrasada, foi ai que nossa jornada com a Maria começou. Primeiro ela foi atendida pela fonoaudióloga, depois passou pela pedagoga Cristiane que foi muito importante na vida dela, aí a história se repetiu e Deus colocou o mesmo anjo Sandra de volta, mas agora na vida da Maria. Agradeço imensamente por tudo o que esse centro tem feito pela minha Maria nesse momento , obrigada a coordenadora Patrícia pelo apoio que tem me dado e por todos os outros funcionários seja desde a faxineira até a coordenação, nunca conseguirei pagar o que fazem para que minha filha tenha uma vida melhor.” Relata emocionada a dona de casa Angélica Francisco.
O Lição de Casa muda vidas diariamente, através de um trabalho árduo e cheio de amor e dedicação as especialistas incentivam e ajudam crianças a desenvolverem seu intelecto, mostrando a elas que as dificuldades existem para serem superadas.
Para 2018 o desafio é continuar buscando a parceria com as famílias, conseguindo assim, a permanência dos alunos no tratamento, de modo que os pais ou responsáveis se comprometam com o comparecimento semanal ao serviço, pois ainda há um numero elevado de faltas.
Assessoria de Comunicação Município de Pitangueiras e Ibitiúva