Notícias

21 | fevereiro | 2020

Investimentos ampliaram distribuição de água em Pitangueiras

21/02/2020

Nos últimos três anos, os esforços da Administração Municipal para melhorar o abastecimento e ampliar a distribuição de água em Pitangueiras foram intensos. Somente em 2019, mais de 160 mil litros de água por hora foram adicionados à rede. E os investimentos não param! 

 

As ações da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e do Departamento Municipal de Água, incluíram o aumento na pressão e no volume de produção de água dos poços e também da Estação de Tratamento de Água (ETA); substituição de bombas antigas por equipamentos mais potentes; parcerias entre o município e empresas responsáveis por novos loteamentos implantados na cidade, para interligar os poços à rede de água e beneficiar mais bairros; além disso, a reforma da ETA, para melhorar a reservação da água. 

 

Devido ao fato de muitos bairros terem sido constituídos sem poços ao longo dos anos na cidade, a população desses locais foi prejudicada com a interrupção do fornecimento de água por muitos anos, durante muitas horas por dia. Uma realidade que não existe mais!

 

De acordo com secretária municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Juliana Rodrigues Pinheiro Fontes, o que impactava diretamente o abastecimento de água nos bairros era a falta de poço. “A cidade foi aumentando ao longo das décadas com novos bairros, mas sem novos poços. O que sobrecarregou o sistema de abastecimento. A consequência era a falta de água durante muitas horas do dia,até que conseguíssemos tomar as medidas necessárias”, afirma. 

 

O prefeito Marcos Aurélio Soriano explica que o trabalho continua intenso no sentido de resolver 100% a questão do abastecimento de água. “Já estamos trabalhando para construir um novo poço na cidade e para fazer muito mais obras em prol à água. Água nas torneiras é nossa prioridade”, afirma, 

 

 

Morada do Sol, Jardim Macedo e Jardim Bela Vista

 

Após décadas sofrendo interferências no abastecimento de água, os moradores dos bairros Morada do Sol, Jardim Macedo e Jardim Bela Vista tiveram o problema solucionado e agora têm água nas torneiras todos os dias, desde novembro de 2019. 

 

Isso ocorreu graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a empresa responsável pelo loteamento Parque dos Ipês, localizado na região desses três bairros. O poço desse loteamento foi interligado à rede, distribuindo 70 mil litros de água por hora.

 

De acordo com a secretária, antes da implantação e funcionamento desse poço, faltava água nesses bairros todos os dias, o que se agravava aos finais de semana, quando o consumo de água costuma ser maior na cidade inteira. 

 

Ela explica que o bairro Bela Vista tem um poço, mas com capacidade insuficiente para o tamanho do bairro. Ele consegue atender apenas 30% dasresidências. “Ao longo dos anos, a situação foi se agravando. Para que esses bairros não ficassem sem água, a Estação de Tratamento de Água abastecia essas casas. Mas, devido à baixa pressão, durante um período muito grande do dia, os moradores desses locais sofriam com a falta d’água”, explica a secretária. 

 

Com o novo poço interligado à rede, o abastecimento melhorou 100% e a água está 24h por dia na rede, chegando às torneiras dos moradores todos os dias, sem interrupção. 

 

 

Jardim Leone e Green Park

 

O poço do Jardim Leone, que abastece sete bairros de Pitangueiras, também passou por  uma obra muito importante para aumentar sua capacidade de captação diária de água. 

 

No local, foi feita a substituição total da bomba de captação por uma nova. Com a nova bomba de captação, o volume de água passou de 80 metros cúbicos por hora para 120, um aumento de 40 metros cúbicos de água por hora. Alguns dos bairros beneficiados foram o Jardim Santa Tereza, Jardim São João e Jardim São Benedito. 

 

O poço do residencial Green Park também foi interligado à rede, adicionando 20 mil litros de água por hora. Esse poço beneficia, também, os moradores dos bairro Pedro de Felício e Jardim Sumaré. 

 

 

Reforma da ETA

 

O reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) também passou por obra inédita. A parte interna do local foi totalmente renovada e a reservação de água ficou ainda melhor.

 

Foi feita a troca total do telhado, danificado após um forte vendaval ocorrido em 2012; a colocação total da geomembrana em toda extensão do reservatório, para proteção da água em relação ao solo; além de pintura e instalação de telas de proteção nas janelas em torno do local.

 

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, outros reparos importantes também foram realizados, como a contenção de pontos de vazamento e de infiltração, troca de registros e colocação de guarda-corpo, estrutura de ferro na lateral do reservatório para aumentar a proteção dos funcionários que trabalham diariamente lá.

 

A obra também proporcionou o aumento na produção de água no poço que fica em frente a ETA. Ele passou a produzir 30 mil litros de água por hora a mais.  “Esse trabalho nunca tinha sido feito antes. Devido a isso, o local perdia muita água reservada ali e isso impactava diretamente nas torneiras das casas. Mas agora, com a reforma concluída, a água está indo para a rede com a capacidade total do reservatório”, destaca.

 

A ETA de Pitangueiras é responsável por 60% do abastecimento de água na cidade. A distribuição da água reservada na estação é feita principalmente para bairros da região central e adjacências.

 

 

 

Confira mais notícias da nossa cidade

17 | junho | 2024

Abastecimento de água está normalizado em Ibitiúva

Leia mais
[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, linkedin, whatsapp"]
14 | junho | 2024

Prefeitura continua intervenções no poço de Ibitiúva

Leia mais
[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, linkedin, whatsapp"]
14 | junho | 2024

Aldir Blanc: aberto edital para músicos de Pitangueiras e Ibitiúva

Leia mais
[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, linkedin, whatsapp"]
Todas as Notícias

Confira mais notícias da nossa cidade

19 | junho | 2024

Pitangueiras terá Encontro de Violeiros

18 | junho | 2024

Troca de ingressos para shows de aniversário começa dia 19/06

17 | junho | 2024

Vem aí, 1ª edição do Encontro de Carros Antigos de Pitangueiras

17 | junho | 2024

Abastecimento de água está normalizado em Ibitiúva

14 | junho | 2024

Prefeitura continua intervenções no poço de Ibitiúva

14 | junho | 2024

Aldir Blanc: aberto edital para músicos de Pitangueiras e Ibitiúva

Clique aqui e veja todas as notícias