IBGE faz balanço preliminar do Censo 2022 em Pitangueiras
20/09/2022
O vice-prefeito Professor Júnior, secretários e servidores municipais participaram nesta terça-feira (20), da 2ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (REPAC) do município de Pitangueiras, realizada na Secretaria Municipal de Educação.
Na ocasião, coordenadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentaram dados preliminares do censo demográfico que está sendo realizado em todo o país desde agosto, com previsão de término no final de outubro.
Até o momento, metade dos domicílios do município já foi recenseada, abrangendo uma população de mais de 20 mil pessoas com dados coletados. Porém, a equipe do IBGE está encontrando dificuldade, como recusa do morador em receber o recenseador e ausência no endereço.
A contagem de habitantes do território nacional, assim como a identificação das características dos brasileiros é necessária para produzir informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa pública e privada.
O censo do IBGE é feito a cada 10 anos e aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.
O questionário pode ser respondido presencialmente, por telefone e pela internet. Agentes da Central de Atendimento ao Censo (0800 721 8181) responderão dúvidas, prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante autorização, poderão preencher o questionário em entrevista.
Os recenseadores estão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.