Feira do Produtor Rural de Pitangueiras e Ibitiúva será nesta quinta
26/10/2021
Na próxima quinta-feira (28), os produtores rurais de Pitangueiras e Ibitiúva vão realizar a “Feira do Produtor Rural”. Será na Praça João Pessoa, em Pitangueiras, das 15h às 19h.
O projeto é o resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Pitangueiras, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sebrae e o Sindicato Rural de Sertãozinho, que começou em maio deste ano por meio da implantação do programa “Feira do Produtor Rural”.
Por meio dessa parceria, além da realização de feiras, os produtores recebem capacitação para melhorar a produção e aperfeiçoar a comercialização de seus produtos. O programa é composto por módulos que abordam temas como boas práticas na produção de alimentos, segurança alimentar, construção dos estandes, comercialização, escolha do local e a realização de feiras.
“Tivemos a integração com as liderança do município por meio desse trabalho, e agora o produtor rural vai poder levar o produto dele, diretamente da sua propriedade, com preço justo para o consumidor final”, destaca Cristina Borgheti , instrutora do programa.
O projeto faz parte do programa “Inova Sebrae Agronegócio”, uma importante ação de mercado que vai ajudar os agricultores a comercializarem seus produtos. “Também vai ajudar os consumidores a consumirem um alimento local, de qualidade, produzido aqui mesmo. Vai ser bom pra todo mundo”, afirma Flaviane de Araújo, consultora do Sebrae.
O produtor rural Aparecido de Jesus Souza é um dos alunos. Para ele, a capacitação é necessária. “O progresso está chegando e é preciso acompanhar. Além disso, está ocorrendo mudanças climáticas e precisamos saber lidar com essa realidade”, afirma.
Maristela Nascimento também é produtora rural e afirma que dentre os ganhos do programa, está a credibilidade. “É muito bom par nós, pois, por meio da feira, as pessoas vão conhecer nosso trabalho e terem acesso a um produto fresco, sem atravessador. Isso incentiva a gente a produtor cada vez mais.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, David Pivetta Trentini, com esse tipo de capacitação, o município consegue criar mecanismos de desenvolvimento para os produtores rurais. “Com a capacitação, o produtor rural vai crescer profissionalmente, pessoalmente, melhorar o comércio e criar renda para o município”, finaliza.
FONTE: Informações e depoimentos coletados do vídeo de divulgação do projeto feito pelo Sebrae.