Fórum “Caminhos Para Mudanças†aprimora os conhecimentos de profissionais em Pitangueiras
11/12/2017
Caminhos para Mudanças foi o título do Fórum que a Prefeitura Municipal de Pitangueiras e Ibitiúva, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Senac realizou na última sexta-feira (08) no Centro de Convivência do Idoso – CCI.
O evento ocorreu durante toda a tarde e reuniu várias pessoas, entre profissionais da saúde, Assistentes Sociais e cidadãos comuns, que lá compareceram com um único propósito: aprimorar seus conhecimentos.
O período, que foi marcado por palestras espetaculares, foi iniciado por Alzira Conceição de Lima Araújo, professora de língua portuguesa da rede estadual de ensino, que de uma forma totalmente bem humorada e descontraída, falou sobre a importância dos valores na sociedade. Sua palestra “Valores que Valem Muito”, abordou temas como autoconfiança, paciência, coerência, justiça e lealdade, mostrando aos presentes que ensinar essas questões é difícil, mas possível, sobretudo por meio de projetos de educação bem planejados e definidos.
Alzira falou ainda sobre a importância de levar pessoas em situação de vulnerabilidade a compreenderem que elas também possuem um lugar ao sol e que é possível que todos tenham um projeto de vida para que se desenvolvam socioeconomicamente. A professora finalizou sua apresentação defendendo que valores mudam o mundo e que, por meio destes, muitas pessoas podem ser ajudadas e vidas transformadas.
Em seguida, foi à vez do publicitário e ex-dependente químico João Blota envolver a todos através de sua palestra “Droga não Vale a Pena”. João, que foi usuário de substâncias ilícitas por 15 anos e chegou a usar 40 pedras de crack por dia, compartilhou sua história de vida e falou sobre a importância da família no processo de recuperação do dependente. O bate-papo durou cerca de uma hora e trinta minutos e foi repleto de descontração e emoção. Para o palestrante, que falou muito sobre coragem, somente o conhecimento tem o poder de libertar. Ao final, ele distribuiu gratuitamente seu livro “Noia”, além de camisetas de seu projeto com a frase “Droga Não Vale a Pena”.
A atividade foi encerrada por um coffee break, onde os participantes aproveitaram para conversar entre si sobre os assuntos abordados e tiraram muitas fotos.
O evento foi um marco para Pitangueiras e tem tudo a ver com o trabalho de assistência social promovido pelo município. Sua realização irá contribuir muito para que o serviço melhore, agindo principalmente no ponto de vista da humanização dos atendimentos.
Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Pitangueiras e Ibitiúva