Exames de audiometria e teste da orelinha começam a ser realizados diretamente pela rede municipal de saúde
27/05/2019
Exames de audiometria e teste da orelinha passaram a ser realizados diretamente na rede municipal de saúde de Pitangueiras. Antes os exames de audiometria só aconteciam por encaminhamento via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) para Ribeirão Preto e o teste da orelinha em recém-nascidos só eram realizados pela rede particular de saúde.
Estes exames especializados passaram a ser realizados por profissional fonoaudiologista no Centro Municipal Especializado “Lição de Casa”.
O teste da orelinha será agendado para recém-nascidos e crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em que a criança é atendida.
Já os exames de audiometria não possuem limite de idade e serão realizados por meio de encaminhamento de médico otorrinolaringologista da rede municipal de saúde.
Para a secretária municipal de Saúde, Ana Celeste Crotti Peixoto, esses exames são fundamentais para a saúde auditiva da população. “Realizar esses exames diretamente na rede municipal de saúde é uma conquista que garante agilidade para tratamentos mais eficientes para crianças, adolescentes, adultos e idosos”, afirmou Ana Celeste.
A IMPORTÂNCIA DO TESTE DA ORELINHA
O Teste da Orelhinha, também chamado de Triagem Auditiva Neonatal ou de Emissões Otoacústicas, é um exame fundamental para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.
O teste verifica se parte da orelha interna está funcionando bem. Para a sua realização, é utilizado equipamento digital que gera estímulos sonoros e mostra como o ouvido reage a eles. Ele é rápido, indolor e não tem contraindicação, sendo realizado com a criança dormindo. O resultado sai na hora.
A IMPORTÂNCIA DO EXAME DE AUDIOMETRIA
Qualquer um, independentemente da idade, pode sofrer com a perda da audição. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem quase dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva. Assim, uma das maneiras de descobrir se você possui algum grau dessa deficiência é fazendo a audiometria.
A audiometria pode ser realizada tanto como um exame de rotina quanto para diagnosticar o surgimento de alguma deficiência auditiva. A audiometria é um exame simples e indolor, realizado por um fonoaudiólogo capacitado, em uma cabine acústica que impede que qualquer barulho externo prejudique o resultado do teste, e um audiômetro (aparelho que emite sons via fone de ouvido), e dura em média 40 minutos.