ETA de Pitangueiras vai passar por obras para melhorar reservação da água
19/11/2019
A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Pitangueiras vai passar por obras a partir desta quarta-feira, dia 20, com previsão de término na próxima quarta-feira, dia 27. O objetivo é melhorar a reservação da água.
O trabalho inclui a troca de uma parte do telhado da ETA, que ficou danificado após um forte vendaval ocorrido em 2012. Na época, o local não passou pelos reparos necessários. Outro serviço que será feito é a colocação total da geomembrana em toda extensão do reservatório, para proteção da água em relação ao solo.
Por ser uma obra grande, a capacidade de captação de água da ETA vai diminuir cerca de 40% até que o trabalho seja concluído. Devido a isso, haverá interferência no abastecimento de água na cidade.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Juliana Rodrigues Pinheiros Fontes, o Departamento de Água e Esgoto de Pitangueiras já está trabalhando para minimizar os riscos da interrupção do abastecimento e pede que a população colabore, evitando desperdício de água durante esse período.
“Essa obra que faremos é de extrema importância para melhorar a qualidade de água que chega às torneiras da população. Importante destacar que esse trabalho não foi priorizado em outras administrações e que, somente agora, vai receber a manutenção necessárias para melhorar ainda mais o serviço de reservação da água”, explica.
A ETA de Pitangueiras é responsável por, pelo menos, 60% do abastecimento de água na cidade. O prefeito Marcos Aurélio Soriano destaca que investir na estação é uma de suas principais preocupações. “Água sempre será prioridade para a administração atual, e por isso, concentramos nossos esforços nisso”, finaliza.