Emissário da Estação de Tratamento de Esgoto começou a ser instalado
14/05/2020
A obra da Estação de Tratamento (ETE) de Pitangueiras está avançaNdo. Nesta etapa, estamos fazendo a instalação dos tubos do emissário. Essa tubulação será responsável por levar o esgoto coletado nos imóveis para ser tratado na ETE.
A instalação dos tubos está concentrada em uma área rural localizada no final do bairro Jardim Pedro de Felício, onde o esgoto é despejado. Desse ponto, a tubulação levará o material para a ETE, localizada a leste da Rodovia Armando Salles de Oliveira.
O esgoto em Pitangueiras, até então, nunca recebeu tratamento ou qualquer investimento para essa finalidade. Todos os dejetos produzidos pela população hoje, caem in natura no córrego das Pitangueiras e têm como destino final o rio Mogi Guaçu. Uma situação que será mudada após a inauguração e início da operação da ETE.
O prefeito Marcos Aurélio Soriano destaca que a obra será um março para Pitangueiras. “Além de poluir a natureza, esse esgoto prejudica a saúde. As pessoas que moram no final do Jardim Pedro de Felício, convivem com o mal cheiro e com o aparecimento de animais peçonhentos em suas casas. Quando a ETE começar a funcionar, essa realidade vai mudar. Teremos 100% de esgoto tratado e vamos abrir portas para investimentos de empresas”, destaca o prefeito.
As próximas etapas da obra incluem construção da estação elevatória de esgoto, revestimento das lagoas com geomembrana, além da conclusão da sede administrativa da ETE.