Educação de Pitangueiras e Ibitiúva realiza avaliação nutricional inédita em alunos da rede municipal
22/03/2017
A Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva, por meio da Secretaria de Educação, está realizando o inédito e revolucionário projeto de “Avaliação do estado nutricional de alunos da rede municipal de ensino”.
Iniciado na semana passada e com previsão de término em maio, o projeto é uma iniciativa das nutricionistas Ingrid Magnani e Larissa Godoy, responsáveis pela Cozinha Piloto Municipal – que prepara 10 mil refeições por dia para os alunos da rede pública de ensino do município.
O objetivo do projeto é avaliar o estado nutricional de todos os quase 5 mil alunos de creches e escolas, cruzando dados de idade, peso e altura.
Até o momento, já foram avaliados os públicos atendidos nas creches João Bertone, Princesa Isabel e Maria Preciosa. Segundo as nutricionistas, uma avaliação prévia já aponta diversos casos de sobrepeso e obesidade.
Diferentemente de pessoas em idade adulta, a avaliação antropométrica de crianças com idade até 14 anos – caso dos alunos da educação infantil e ensino fundamental – é mais complexa, motivo pelo qual a análise será feita por meio do critério chamado Z-escore.
O resultado do levantamento será comparado aos parâmetros da Vigilância Nacional, embasando a segunda etapa do projeto: definir estratégias para enfrentar problemas alimentares e nutricionais como obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.
A expectativa é que essa triagem inédita seja ponto de partida para intervenções que promovam hábitos alimentares adequados e promoção da saúde entre estudantes da rede pública municipal e suas famílias.
Cenário atual
O Brasil vem se tornando um país com grande prevalência de obesidade entre crianças e adolescentes, situação que reflete mudanças de estilo de vida e hábitos alimentares, os quais priorizam o acesso e consumo de alimentos de baixo custo ricos em gordura e açúcar.
Diante dessa realidade, é imprescindível a combinação de esforços do ambiente escolar e familiar para reversão desse quadro, que aponta para uma vida adulta menos saudável de tais crianças.
Nesse sentido, o trabalho na Cozinha Piloto começa na definição de um cardápio nutritivo e balanceado, adequado ao crescimento saudável dos estudantes da rede municipal de ensino.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva