Para garantir a inclusão de alunos surdos no ensino regular municipal de Pitangueiras, a Secretaria Municipal de Educação implantou um trabalho exclusivo para atender esse público, que recebe o ensino das disciplinas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O trabalho é realizado por professor especialista em Libras e ocorre na sala de E.E.E (Educação Especial Exclusiva), implantada nas unidades escolares. No local, são trabalhadas todas as disciplinas em que as crianças são matriculadas no ensino regular, como Matemática, Português, por exemplo, mas por meio de atividades bilíngues.
Os surdos têm como primeira língua, o que chamamos de L1, a Libras. E como L2, o que definimos como segunda língua, o Português. Desta forma, o ensino das atividades é realizado em duas línguas. E esse trabalho é feito durante todos os anos em que o aluno estiver matriculado na unidade.
Para deixar o ensino ainda mais interessante, são utilizados diversos recursos lúdicos, como desenhos e figuras, que ajudam as crianças a terem um desenvolvimento ainda mais rápido nos conteúdos.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Vanderly Aparecida Mastrogiacomo Muniz, antes da implantação desse trabalho, as crianças surdas em idade escolar do município tinham que ser transportadas para outras cidades para receberem esse ensino exclusivo.
E o ensino de Libras não se restringe apenas aos alunos surdos. Os coleguinhas de sala do aluno surdo também aprendem a língua para interagir com ele.