Dia Nacional do Trânsito é comemorado com ações de conscientização para motoristas
25/09/2019
A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, em parceria com a Polícia Militar de Pitangueiras, realizou nesta quarta-feira (25), Dia Nacional do Trânsito, ações de conscientização para cumprimento da legislação e normas de trânsito.
A Polícia Municipal e a Militar orientaram os motoristas nas ruas do município, destacando a importância de seguir as regras de trânsito para garantir a segurança de todos. O trabalho, organizado pelo Departamento Municipal de Trânsito, integra a Semana Municipal do Trânsito, que começou na última segunda-feira (23) e termina hoje.
De acordo com o secretário Municipal de Segurança, Sandro Moreti Lima, essas ações acontecem durante todo o ano, incluindo orientações a motoristas e pedestres, fiscalização, além de reparos e implantação de sinalização de trânsito, com placas, pintura de solo, entre outros.
“O motorista consciente, que respeita as leis e normas de trânsito, garante não só a segurança dele, mas a de toda a população. Fazer esse trabalho educativo de maneira constante, gera resultados muito positivos e ajuda a diminuir os índices de acidentes e demais ocorrências ”, destaca Lima.
De acordo com ele, o Brasil é o quinto país no mundo em mortes de acidentes no trânsito, mas Pitangueiras está conseguindo diminuir os índices locais. Segundo dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP), desde 2017, o número mortes no trânsito diminuiu 90%. Em 2017, foram 10 mortes; em 2018, foram 9, e neste ano, de janeiro até agora, foi registrada uma ocorrência dessa natureza.
Porém, o secretário ressalta que os acidentes que não registram vítimas fatais ainda são altos. Só neste ano, até o mês de agosto, foram 100 ocorrências.
“A prefeitura vem trabalhando para melhoria na segurança do trânsito, mas é importante destacar que a grande maioria dos acidentes que ocorre é por falha na conduta humana, ao não respeitar as sinalizações e leis de trânsito. Isso inclui dirigir ao volante embriagado, dirigir falando no celular, não usar o cinto de segurança, não respeitar as placas de PARE, não respeitar as faixas de pedestres, conduzir bicicletas na contramão, dentre outras”, finaliza.