Descobertas arqueológicas em Ibitiúva e região são apresentadas à comunidade escolar
30/03/2017
Guilherme é aluno do 5º ano da Escola Municipal Domingo Paro, de Ibitiúva, e ficou encantado em saber o que é arqueologia e ver de perto objetos encontrados durante escavações.
A professora do menino, Maria José Moreto Garcia, ressalta a importância de eventos atrativos que fazem ligação aos assuntos tratados em sala de aula.
Ambos se referem à Mostra Arqueológica apresentada na escola na quarta-feira (28) pela empresa A Lasca Arqueologia, contratada pela Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL Paulista.
Aberto à comunidade escolar no distrito, o evento foi prestigiado pelo prefeito Marquinho Soriano e pelo diretor administrativo de Ibitiúva, Antônio Luiz Moreira Guedes.
O público ouviu do Prof. Dr. Marcos Rogério R. Carvalho que o município, assim como Viradouro e Morro Agudo, é rico arqueologicamente, uma vez que 3 sítios e 2 ocorrências soltas foram encontrados na região durante escavações preliminares à construção de duas torres de energia que serão feitas pela concessionária paulista.
Depois de apresentadas à comunidade, as pedras e os objetos em cerâmica regatados na região serão encaminhados provisoriamente ao Museu José Raphael Toscana, podendo ser requeridos, no futuro, pelo município.
A Mostra é resultado do cumprimento de estudos arqueológicos e desenvolvimento de atividades cujo intuito é preservar o patrimônio cultural brasileiro com ações científicas, culturais e educativas. Ela contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.
Conversa com professores
A visita do prefeito a Ibitiúva também serviu para que ele pudesse conversar com os professores da Escola Municipal Domingos Paro. O chefe do executivo elogiou o trabalho dos profissionais e esclareceu dúvidas sobre relógio de ponto, perícia médica, entrou outras. Marquinho prometeu estar presente na escola e junto à comunidade ibitiuvense.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva