SOBRE A DOENÇA
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).
A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.
O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.
PREVENÇÃO
O Aedes aegypti se reproduz em água parada, por isso, o cidadão tem papel fundamental na luta contra o mosquito. Além das ações desenvolvidas pelo poder público, é essencial que cada um faça a sua parte, eliminando de suas casas, materiais que possam servir de criadouros e praticando outras medidas preventivas.
Basta adotar estratégias simples, tais como:
- Limpar regularmente o quintal, eliminando materiais inservíveis;
- Lavar com sabão e escova vasilhas usadas como bebedouros para animais;
- Tampar os recipientes para armazenamento de água;
- Limpar regularmente e tampar as caixas d’água devem passar por limpeza regular e estar bem fechadas;
- Colocar areia nos vasos de planta invés de água;
- Não jogar lixo e entulho em locais sem coleta;
- Limpar calhas d’água;
- Não deixar água parada em garrafas, tampas, baldes, bacias e pneus;
- Retirar água parada de bandejas de geladeiras e bebedouros;
- Jogar água sanitária em ralos.