Construção da Estação Elevatória da ETE segue em ritmo acelerado
05/04/2023
A construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) de Pitangueiras segue em ritmo acelerado. Esta estrutura terá a função de encaminhar os efluentes sanitários até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que já segue para a fase final da obra, sendo beneficiada pelo projeto de urbanização.
A obra da Estação Elevatória consiste na instalação de toda infraestrutura necessária para a construção de um sistema de gradeamento, um poço de sucção e um sistema de bombeamento elétrico. Nela, o esgoto será bombeado e os efluentes direcionados para as redes coletoras que o encaminharão até a Estação de Tratamento de Esgoto.
Nesta fase da obra da EEE, está sendo feita a perfuração do solo e remoção da camada rochosa do local.
A ETE de Pitangueiras é a maior obra da história do município. Por meio dela, o esgoto será 100% tratado, promovendo mais saúde, preservação do meio ambiente e desenvolvimento de maneira geral.
SOBRE A ETE
A preservação da água é ponto central da ETE. A obra histórica vai possibilitar a recuperação do córrego Pitangueiras e de trecho do Rio Mogi-Guaçú, que sempre receberam esgoto sem nenhum tratamento.
Além da proteção das águas, o tratamento de esgoto protege a fauna, a flora e toda a biodiversidade regional, descontaminando todas as fontes de água. Resumidamente, o tratamento de esgoto é essencial para evitar a poluição e a degradação dos recursos hídricos, garantindo a saúde dos ecossistemas aquáticos, a segurança da saúde humana e a sustentabilidade ambiental.
O investimento na concretização dessa obra totalizou R$ 17,6 milhões de reais, provenientes tanto dos cofres públicos quanto do Governo do Estado de São Paulo, por meio do programa Desenvolve SP. Ao entrar em funcionamento, esta iniciativa acolhe o desenvolvimento, atraindo indústrias e gerando empregos, enquanto desempenha um papel fundamental na preservação ambiental, no fomento da saúde pública e no desenvolvimento sustentável do município.
ESTRUTURA DA ETE
Construída em uma extensa área de 73.224,31 m², a ETE de Pitangueiras está estrategicamente situada no Km 362 da rodovia Armando Sales de Oliveira (SP-322), com uma capacidade de tratar 130,42 litros de esgoto por segundo. Abrangendo componentes vitais, como Emissário Bruto, Estação Elevatória de Esgoto (EEE), Linha de Recalque, Travessia Aérea utilizando o método não destrutivo “MMD” e um Sistema de tratamento de Efluentes por lagoas, a ETE incorpora uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) que abrange uma área de 900m².
O complexo é composto por três lagoas distintas:
– Lagoa Anaeróbia: Com dimensões de 60×60, abrange uma extensão de 3600,00m².
– Lagoa Facultativa 1: Com dimensões de 162,15 x 85,27, abrange uma extensão de 13.826,53m².
– Lagoa Facultativa 2: Com dimensões de 162,15 x 85,27, abrange uma extensão de 13.826,53m².