Conscientização diminuiu mortes no trânsito de Pitangueiras
14/04/2020
Balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Segurança, por meio do Departamento Municipal de Trânsito de Pitangueiras e Ibitiúva, mostra que o trabalho de conscientização realizado junto aos motoristas vem dando resultados nos últimos três anos.
Com queda no índice de diversas infrações, o destaque maior é a diminuição no número de óbitos. Em 2018, foram 9 mortes decorrentes de acidentes de trânsito em rodovias e vicinais de abrangência territorial do município. Já em 2019, foram 5 mortes, uma queda de 44%.
E 2020, também começou com números positivos. No primeiro trimestre deste ano, nenhuma morte foi registrada. Diferentemente do mesmo período de 2019, em que foi registrado um óbito.
De acordo com o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Sandro Moreti Lima, a queda no número de óbitos e nas demais infrações de trânsito se deve ao intenso trabalho de conscientização realizado pela Polícia Municipal e também pelas ações conjuntas com a Polícia Militar.
“Esse trabalho constante educa os motoristas, dando a eles a consciências das infrações, fazendo com que respeitem a sinalização, o limite de velocidade, não usem celular ao volante e principalmente que não bebam álcool se forem dirigir ”, pontua.
Lima destaca que as ações diárias, blitz e diversas campanhas educativas realizadas ao longo do ano no município estão ajudando os motoristas a mudarem o comportamento na direção.
Nesta semana, o Departamento de Trânsito começou a afixar faixas sobre bebida e direção em pontos estratégicos e de grande movimentação em Pitangueiras e Ibitiúva. Embriaguez ao volante e excesso de velocidade estão entre as principais causas de acidentes de trânsito com resultado de morte.