Comemoração da Consciência Negra contará com apresentações culturais em Pitangueiras
13/11/2017
Na próxima segunda-feira, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra. Em comemoração a esta data tão importante para a formação da cultura nacional, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo tem o prazer de convidar toda a população para curtir e mergulhar neste universo afro-brasileiro.
O Dia da Consciência Negra no Brasil é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, escravo e líder do Quilombo dos Palmares, que simbolizou a luta do negro contra a escravidão. Zumbi morreu no ano de 1.695 enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional, contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Neste dia, o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pela cultura negra e africana.
As atividades comemorativas serão domingo (19) a partir das 15h na Praça João Pessoa em Pitangueiras, confira a programação:
– Apresentação de Capoeira Filhos do Bonfim;
– Roda de conversa com o Grupo de Bebedouro Coletivo Afro com o tema: Apropriação Cultural, Corpo e Estética como uma estratégia de combate ao racismo;
– Apresentação de Hip-Hop Old School;
– Apresentação de dança da Associação do bairro Jardim Pedro de Felício;
– Apresentação do movimento urbano de poesias autorais Sarau das Pretas de Sertãozinho;
– Roda de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim;
– Grupo Tô Pru Samba.
Assessoria de Comunicação Município de Pitangueiras e Ibitiúva