Combate à dengue em Pitangueiras é intensificado nesse período de calor e chuva
14/10/2019
Estamos na época das altas temperaturas e no período de chuvas mais intensas, o que aumenta a probabilidade da reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Visando evitar o aumento no número de casos, a Secretaria Municipal de Saúde de Pitangueiras está intensificando, desde o início desse mês, as medidas preventivas contra a doença.
“Esse é um dos períodos mais críticos, devido à ocorrência de chuvas. Desta forma, o trabalho que já é realizado durante todo o ano, ganha mais força nessa época e segue nesse ritmo até maio do próximo ano. Para isso, contamos com a parceria das secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura, e com o trabalho dos agentes de saúde e os de controle de endemias”, explica a secretária municipal de Saúde, Ana Celeste Crotti Peixoto.
De acordo com a secretária, além das visitas rotineiras às residências, as ações incluem mutirões de limpeza (cronograma será divulgado em breve) e campanhas como o “Troca Geladinho”.
Essa campanha vem mobilizando a criançada e seus familiares desde setembro, pois oferece geladinhos em troca de materiais que podem servir como criadouros da dengue. Durante três sábados, em locais previamente determinados, as crianças levaram pneus, tampinhas de garrafas, plásticos, vidro, caixas de leite, entre outros materiais, e trocaram por geladinho.
Com esse trabalho, até o momento, foram recolhidos mais de 2 mil toneladas de lixo, tirando de circulação, milhares de criadouros. A próxima ação será em novembro com data ainda a ser definida.
NÚMERO DE CASOS
No ano passado, Pitangueiras foi um dos poucos municípios que não enfrentaram epidemia de dengue na região. Isso, graças ao intenso trabalho de combate à doença e conscientização da população .
Em 2018, foram 634 casos notificados, 530 positivos e 104 negativos. Números que caíram bastante neste ano. Até o momento, foram146 notificado, 29 positivos, 35negativos e 82 aguardando resultado do Adolfo Lutz.
COMO COMBATER
O cidadão tem papel fundamental na luta contra o mosquito. Além das ações desenvolvidas pelo poder público, é essencial que cada um faça a sua parte eliminando
Locais que sirvam para reprodução do mosquito. Basta adotar estratégias simples, tais como:
• Lavar com sabão e escova vasilhas usadas como bebedouros para animais;
• Tampar os recipientes para armazenamento de água;
• Limpar regularmente e tampar as caixas d’água devem passar por limpeza regular e estar bem fechadas;
• Colocar areia nos vasos de planta invés de água;
• Não jogar lixo e entulho em locais sem coleta;
• Limpar calhas d'água;
• Não deixar água parada em garrafas, tampas, baldes, bacias e pneus;
• Retirar água parada de bandejas de geladeiras e bebedouros;
• Jogar água sanitária em ralos.