Censo epidemiológico da Covid-19 será feito com profissionais da saúde
26/05/2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Pitangueiras vai iniciar nesta terça-feira, 26 de maio, um censo epidemiológico da Covid-19, com profissionais da saúde que atuam em áreas consideradas de risco no município.
Profissionais que trabalham na Unidade de Atendimento Gripal, Pronto Atendimento da Santa Casa, Samu e Pronto Atendimento de Ibitiúva serão testados por meio de testes rápidos. Os exames serão feitos mesmo naqueles profissionais que não apresentem sintomas respiratórios ou de gripe.
O trabalho será realizado na Vigilância Epidemiológica Municipal, que funciona no prédio da Secretaria de Saúde, seguindo um calendário de agendamento, para que não haja aglomeração. “Será por meio de uma escala e todo o processo será acompanhado pela médica infectologista. Será aplicado um questionário e, depois, o teste. O profissional já sairá de lá com o laudo que aponta ou não se ele teve contato com o vírus”, explica a secretária municipal de Saúde, Ana Celeste Crotti Peixoto.
De acordo com a secretária, o objetivo é fazer uma triagem com esses profissionais que atuam na linha de frente dos atendimentos de saúde, com a finalidade de diagnosticar, o quanto antes, a presença do vírus da Covid-19 e, desta maneira, intensificar as ações de prevenção.
Até a data de hoje (26/05), Pitangueiras registrou 1 caso positivo de coronavírus, que também foi o primeiro óbito pela doença no município. No total, foram 54 suspeitos notificados e que passaram por exame, sendo que, deste total, 51 resultados foram negativos e 2 aguardam laudo.